Efemérides – 9 de abril

1590 – Pedem os camaristas da vila de São Paulo que o capitão-mor Jerônimo Leitão os auxilie na defesa da vila contra os índios tupinambás e tupiniquins (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1645 – Salvador Correia de sá e Benevides comunica, em carta à Câmara de São Paulo, a sua nomeação para Governador Geral das Minas e de ter nomeado tesoureiro e escrivão da Casa da moeda de São Paulo ao Padre Fernando Faria e a Francisco Barbosa de Aguiar (A.Taunay).

1690 – É requerido aos oficiais da Câmara para que “os almotasseis almotassen os vinhos pelo preso que lhe paresesse estava beñ ao povo, o que elles prometerão fazer”. (Estado de São Paulo)

1711 – São Paulo é elevada à categoria de cidade. Governava a Capitania antônio Albuquerque Coelho de Carvalho. (Estado de São Paulo)

1825 – Ofício 85, dirigido ao presidente da província, pelo Ministro do Império, Estêvam Tibeiro de Rezende, determinando que seja levantado, no próprio sítio do Piranga, o monumento que, em São Paulo, se pretende erigir em memória da proclamação da Independência do Brasil. (Guia do Museu Paulista – Afonso d’E.Taunay)

1858 – É lançada a pedra fundamental do primeiro “Teatro São José”, que acabaria por incendiar-se nos primeiros anos da República. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1877 – Pela lei provincial nº 17, é criado o município de Espírito Santo do Pinhal, atual Pinhal.

1877 – É apresentado, no Senado do Imério, o projeto de um banco de crédito, em favor da agricultura e colonização, pelo Marquês de São vicente. (hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1877 – a freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Moji-guaçu é elevada à categoria de vila. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1885 – É fundado, na Capital, o Clube Ensaio Literário. (Cron.paulista – J.Ribeiro)

1890 – Morre em Taubaté, o Dr. Francisco de Paula toledo, antigo deputado geral e provincial, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. (Estado eCron.Paulista – J.Ribeiro)

1949 – É instalado o município de Cosmorama, criado pela lei 233, de 24-12-1948.

1949 – Cubatão, na Baixada Santista, é elevada à categoria de município.

1963 – Estabelece-se no Estado, como em todo o País, relativo sossego da população, antes alarmada com os últimos tumultos provocados pelos extremistas, que culminariam com um comício programado para o dia 9, quarta-feiura, no rio, evitado pela solicitação do Presidente da República.

‘965 – É oficialmente declarado como ponto culminante do Brasil o “Pico de neblina”, junto à fronteira com a Venezuela,com a altitude de 3.014 metros. O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, tendo conhecimento da descoberta desse ponto mais alto da ortografia nacional, dirigiu ofício ao ministério do Exterior, com a finalidade de cientificar-se mais seguramente do fato, tendo recebido a confirmação de notícia trazida por jornais,