Efemérides – 8 de abril

1553 – Antonio d’Oliveira, loco-tenente de Martim Afonso, acompanhado de Brás Cubas, provedor da fazenda, levanta pelourinho na povoação de João Ramalho, elevada á categoria de vila, dando-lhe a denominação de Santo André. (hist. da Capitania de São Vicente -pedro Taques)

1695 – Os moradores de Sorocaba intimam os religiosos do Mosteiro de são Bento que haviam recebido ordem superior para se mudarem, a não saírem da vila no que foram obedecidos. (Cron.paulista -J.Ribeiro)

1718 – A bandeira de Pascoal Moreira Cabral leme descobre as primeira minas de outro do Coxipó (“Um grande bandeirante – Bartolomeu Pais de Abreu”-A.Taunay)

1812 – A “Legião de São Paulo”, sob o comando do General Oliveira Álvares, no Passo de Alcorta, na Banda Oriental, derrota fôrças dos caudilhos Germano Machario e Rúbio Marques. (Estado e Hist. da Civ. paulista – A.leite)

1829 – A povoação de Amparo é instituída como capela curada.

1850 – Nasce, na Bahia, o Dr. Antonio Amâncio Pereira de Carvalho. Foi o fundador da Escola de Farmácia e odontologia de São Paulo e catedrático da Faculdade de direito e da Faculdade de Medicina. Faleceu a 18 de julho de 1928.

1857 – O Governo da Província é autorizado a contratar, com Aquiles Martins Estadens, a adução da água da Cantareira para o abastecimento da Capital.

1875 – Pela lei nº 20, as vilas de Caçapava, de Batatais e de São Sebastião da Boa vista, são elevadas à categoria de cidade, esta última com a denominação de Mococa.

1885 – Falece, na Capital, o conselheiros Laurindo Abelardo de Brito. Presidiu a província e foi o fundador da Escola Normal. Nasceu em Montevidéu, a 8 de setembro de 1827. (Diário da Noite e Estado)

1891 – Itaberá é elevada á categoria de município pela lei 152.

1963 – Em programa de televisão no Rio, no dia 7, o Governador do Estado, Ademar de Barros, faz referências à situação anormal do Governo Federal, tolerando comunistas no Governo e contribuindo, com isso, para a intranquilidade no País. (Estado do dia 9)