Efemérides – 7 de abril

1601 -A “carne de vaqua fresqua” é vendida a 12 vinténs. “Sendo causo que falte alg~e sabado com carne que fiquem (sem ela) de seis homes para cima paguara dous mil res”(o marchante). A carne “não há de ser polhida nem morta a escopeta”. (Estado de São Paulo)

1642 – Em Lisboa, é queimado, em efígie, o Padre Manuel Morais, natural de São paulo, por haver abjurado o catolicismo e se ter casado, em Amsterdam, com uma holandesa.

1651 – Delibera-se “chamar Brás Cardoso para dar rasão porque não deu carne ao povo e faltou com ela”.(Estado de São Paulo)

1738 – Carta régia aprova a arrematação feita por Cosme Damião de Gouveia dos dízimos do povoado de Santos por 75:000$000, por tres anos, sendo 50:000$000 para o real erário.(Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1766 – Assume o governo da Capitania D.Luís Antonio de Sousa Botelho e Mourão, Morgado de Mateus. (Cron. Paulista- J.Ribeiro)

1831 – Abdicação de D.Pedro I.

1831 – O Dr. Aureliano de Sousa Oliveira Coutinho, passa o governo da Província o vice-presidente D. manuel Joaquim Gonçalves, que exerceria até 20 de junho de 1831.

1835 – Diogo Antonio Feijó é eleito pela Nação, por 4 anos, regente do Império, apesar de derrotado na Capital, Santos, Iguape, S.Sebastião, Moji Mirim,  Jacareí e constituição (Piracicaba) (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1851 – O povoado de Santa Rita do paraíso, atual Igarapava, fundado pelo mineiro Anselmo Barcelos, em terrenos da Fazenda Soledade, é elevado á categoria de freguesia. (Cron.Paulista – J.Ribeiro e “Enciclopédia dos Municípios”-do IBGE)

1857 – O distrito de Campo Largo de Sorocaba, atual Araçoiaba da Serra, é elevado á categoria de Município, pela lei provincial nº 23.

1860 – a povoação de Rio Novo, antigo Capela do major, atual Avaré, fundada sob invocação de Nossa Senhora das Dores, pelos mineiros Major Vitoriano de Sousa Rocha e Dominciano José de Sant’Ana é elevada à categoria de freguesia. (Cron.Paulista -J.ribeiro e “Enciclopédia dos Municípios” do IBGE )

1860 – Aparece o primeiro número de “O Kaleidoscópio”, órgão do Instituto Acadêmico paulistano (Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1867 – Verificam -se sérios conflitos na Capital, entre portuguêses e estudantes, que se prolongam até o dia 10.

1879 – Pela lei provincial nº 34, a povoação de São Sebastião do Ribeirão Preto teve seu nome mudado para “Entre Rios”, por situar-se entre os rios Pardo e Moji, o que causou protestos dos moradores que, em 1881, conseguiram a volta da designação de Ribeirão Preto.

1880 – São Manuel do Paraíso é elevada á categoria de freguesia. Passaria, depois a ter a denominação atual de São Manuel. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1881 – Assume a presidência da Província o rio-grandense -do-sul Dr. Florêncio Carlos de Abreu e Silva, que a recebe do vice-presidente Joaquim  Egídio de Sousa Aranha, Marques de Trêss Rios (Cron.Paulista-J.Ribeiro e Relação Cron. dos Governadores -Luis Silveira)

1886 – São expedidas instruções para estudos do rio Paranapanema, realizado por T.Sampaio. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1887 – Aparece o primeiro número de “A Sentinela”, redigido por Artur Itabirano e A.Diana Terra. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1896 – Inaugura-se a biblioteca Pública do Estado, com 6000 volumes (Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1918 – É instalado o município de Olímpia, antigo São João Batista de Olhos d’Água. O município foi criado pela lei jnº 1571 de 7-12-1917.

2004 – Foram recebidos  como:  Membro Titular, o professor universitário Paulo Nogueira Neto; e  Membro Correspondente Nacional, o jornalista Ademir Médici