Efeméride – 10 de abril

1585 – Reunem -se as Câmaras de Santos e São Vicente e representam ao Capitão-mor Jerônimo Leitão, sobre a necessidade de guerra aos índios.

1603 – Domingos Luís, alcunhado o Carvoeiro, por ser de Carvoeira, em Portugal, e sua mulher D. Ana Camacho, inauguram, no Guaré, atual bairro da Luz, a capela de Nossa Senhora da Luz. (Estado e Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1610 – Determina a Câmara de São paulo que os habitantes aprontem bacêlos e que semeiem trigo a bem da terra.(hist. da Cidade de São Paulo – Taunay)

1844 – Frei Custódio Alves Serrão, diretor do Museu nacional, informa ao Govêrno Geral sobre a descoberta de minas de prata e de diamantes no município de Itapetininga e no Rio Verde, município de itapeva da Faxina (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1865 – Partem, de São Paulo para o Paraguai, via Mato Grosso, sob o comando do coronel manuel Pedro Drago, as primeiras fôrças compostas do corpo de guarnição da Província e do Paraná do Corpo Policial e de uma companhia de cavalaria de linha (Estado e Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1866 – A povoação de Santa Rita do Passa Quatro, que teve início com a vinda, para a região, dos mineiros de pouso Alegre; alferes José Vieira da Fonseca, Inácio Ribeiro do Vale, Luís Ribeiro da Fonseca e Júlio Ribeiro Salvado e outros, é elevada á categoria de freguesia (lei 36).

1872 – A capela de Capivari de Caçapava, atualmente município de Jambeiro, é elevada à freguesia, pela lei 52.(Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1874 – São criadas as comarcas de Moji das Cruzes e São Sebastião. (Cron Paulista – J.Ribeiro)

1877 – Decreto regulamentando a Lei 1.456, que dispõe sobre imigração e colonização da província. (Estado de São Paulo)

1877 – Inauguração, até Araras, do prolongamento da linha da Companhia Paulista de Cordeiro com direção à margem do Moji-Guaçu. (Hist. da Viação em São paulo – A.Pinto)

1877 – Decreto organizando o Pôsto Zootécnico Central na Capital. (Estado de São paulo)

1882 – Assume o govêrno  da Província o pernambucano conselheiro Francisco de Carvalho Soares Brandão, que ficaria na presidência até 4-4-1883, para passá-la ao vice-presidente, Antonio Aguiar de Barros, Marquês de Itu.

1917 – Povo, em destaque os estudantes, reune-se no Largo de São Francisco, para protestar contra o torpedeamento do navio “Paraná” pelos alemães. Dali, dirige-se para o Diário Alemão, na rua Líbero Badaró, empastelando o jornal. (hist. da Civ. paulista – A.Leite)

1918 – Instala-se o município de São Joaquim da Barra, criado pela lei 1588, de 26-12-1917. São Joaquim chamou-se “Capão do Meio” e São Joaquim de Oiçai, antes da designação atual de São Joaquim da Barra.

1945 – Aparece o “Jornal de São Paulo”, dirigido por Guilherme de Almeida. É suspenso, pouco depois, pelo D.I.P., voltando a circular em 21 de junho (hist. da Civ.Paulista – A.leite)

1985 – Nesta data foi recebido como Membro Correspondente  do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo , Prof. Adilson César,  presidente do Instituto Histórico , Geográfico e Genealógico de   Sorocaba.