Efemérides – 7 de maio

1723 – Rodrigo César de Menezes reúne em Palácio os Oficiais da Câmara, o Ouvidor e várias pessoas para decidirem sobre a cobrança do “Quinto do Ouro” e sobre outros assuntos. Foi resolvida a nomeação de Lourenço Leme da Silva, potentado paulista, para essa cobrança. Antes dessa nomeação, fôra nomeado Lourenço Leme cobrador de imposto, e seu irmão João leme, Mestre de Campo e, mais tarde, guarda-mor das Minas de Cuiabá. Tais foram as violências dos Lemes em Cuiabá que Menezes, ao ter conhecimento, ordenou a Baltazar Ribeiro a captura dos mesmos. Travaram luta com seus captores, sendo Lourenço morto a tiros e, seu irmão, preso e enviado para a Bahia, onde lhe foi aplicada sentença de morte. Esse triste episódio daquele período serviu de tema ao romance
“Os Irmãos Leme”, do escritor paulista Paulo Setúbal . (Cronol.Paulista-J.Ribeiro; Crônicas de Azevedo Marques)

1789 – Avisado de que fôra descoberta a conspiração mineira e de que estava sendo perseguido pela polícia o Alferes Joaquim José da Silva Xavier- o Tiradentes- homisia-se na casa de Domingos Fernandes, paulista de Moji das Cruzes, residente no Rio de Janeiro, à Rua dos Latoeiros, hoje Rua Gonçalves Dias. O Mojiano —, solteiro, tinha ali uma oficina de ourives e morava nos fundos do estabelecimento. Três dias depois, entretanto, delatado ainda uma vez por Silvério dos Reis, Tiradentes é preso naquele endereço e, mais tarde, condenado à forca. (Isaac Grinberg -Hist. de m. das Cruzes)

1830 – O bispo dom Manuel Joaquim Gonçalves determina ao Juíz de Paz da Freguesia da sé que instaure processo contra os que, humilhando os emblemas cívicos, enfeitaram um asno com eles, enrolando-lhe ao pescoço um colar de fitas verdes e amarelas e colocando-lhe à cabeça um tope nacional, o que é atribuído a cidadãos portugueses. (Hist. da Civ.Paulista -A.Leite)

1855 – Disposição legislativa concede empréstimo a João Guilherme Emblinger, como auxílio à sua fábrica de fundição e galvanização, com a obrigação de manter na mesma, como aprendizes, oito meninos maiores de 12 anos do Seminário de Sant’Ana. A empresa, ao que parece, fracassou.(Cronol. Paulista -J.Ribeiro)

1856 – Morre, no Rio de Janeiro, o Conselheiro José Cesário de Miranda Ribeiro, visconde de Uberaba. Foi Senador pela província de São Paulo.

1876 – Aparece, na cidade de Itu, “Imprensa Ituana”, jornal dedicado aos interesses do Município. (Cronol.Paulista – J.Ribeiro)

1877 – É criada a Comarca de Lençóis, atual Lençóis Paulista, pela lei 25. Seria casada essa prerrogativa em 1901 e só restabelecida em 1954, em virtude da lei 2.456 de 30 de dezembro de 1953.

1877 – São criadas as comarcas de Agudos, Jaú, Pindamonhangaba e Tatuí. (Jornal)

1880 – Falece, na Capital, o coronel reformado do Exército Francisco de Paula Camargo, natural de Campinas, e veterano da Guerra do Paraguai.

1891 – Pelo decreto estadual nº 166, é elevado à categoria de município o distrito de  Vila Vieira de Piquete, atual Piquete. O município foi instalado em 15 de junho do mesmo ano.

1895 – Inaugura-se com grandes festas, na colina do Ipiranga, o Museu paulista.

1900 – Circulam os bondes elétricos das primeiras linhas eletrificadas da Capital .(HIst. da Cidade de São Paulo – A.Taunay)

1906 – É nomeado o sorocabano Tenente-Coronel José Pedro de Oliveira comandante geral da Fôrça Pública em substituição do Coronel do Exército Argemiro Sampaio, que se demitira por motivo da vinda da Missão Francesa.

1950 – Inaugura-se, em Moji das Cruzes, o Posto de Puericultura. (Isaac Grinberg- hist. de M. das Cruzes)

1952 – Falece, em São Paulo,mo advogado e jornalista Plágio Álvares Lobo, sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São paulo, natural de Campinas.

1966 – é oficialmente inaugurada, em Barretos, a I Exposição nacional de Animais. (Estado de 8-5-66)