Efemérides – 8 de maio

1553 – Parte de Lisboa para Bahia, onde chegou a 13 de julho, o segundo Governador Geral D.Duarte da Costa, trazendo em sua companhia os jesuítas Luís da Grã, superior, Brás Lourenço, Antonio Pires e os irmãos João Gonçalves, Antonio Blasques, Gregório Serrão e José de Anchieta.(Azevedo Marques – Cronologia) (Vide Simão de Vasconcelos- Crônica e Vida de Padre José Anchieta).

1630 – O padre Antonio Gomes, da companhia de Jesus, passa documento certificando que os moradores de várias vilas, entre as quais a de Moji das Cruzes “vão todos ao sertão, levando para isso capitães e mais oficiais de guerra aos índios que estão em suas terras em paz e de paz, sem ofenderem a viv’alma…”

1653 – Chegando do Rio, o Ouvidor Geral João Velho de Azevedo e indo à Câmara, encontra as portas fechadas: havia fugido com as chaves, depois de ter armado conflito, o juiz ordinário Fernando Camargo, “o tigre”. Fê-las arrombar, assim como o cofre e, mandando queimar os pelouros velhos, convoca os vereadores do ano passado para continuarem em exercício, até nova eleição.(Cronologia – Azevedo Marques)

1725 – D.Rodrigo César de Meneses convoca os oficiais da Câmara para deliberarem sobre a conveniência da abertura do caminho de Minas Gerais para Cuiabá, o que queria saber sua Majestade. A resposta categórica foi “não”. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1732 -Carta Régia ao Conde de Sarzedas sobre medidas de cautela com relação aos gentios paraguás, “não deveria ele inventar ação alguma e sim se conservar na defensiva”J.jacinto Ribeiro encerra com esta observação judiciosa: – O ilustre Conde, cordialmente, aceitou o salutar conselho e não foi á guerra. (Cron.Paul. de J-Ribeiro)

1735 – Oficiais da Câmara da Vila de Santos representam a El-Rei contra o Ouvidor e Corregedor João Rodrigues Campelo, que, abrindo correição, deu monopólio ao letrado Francisco Ângelo Xavier d’Aguirre, que cobrava três mil réis de cada parte, prejudicando o Povo. (Cronol.Paulista -J.Ribeiro)

1758 – Ordem régia de D. José I estende aos índios de todo o Brasil, favores concedidos aos do Pará e Maranhão, entre outros, reprovação da sua escravidão e da usurpação dos seus bens.(Estado de 8-5-66)

1850 – Nasce, em Itu, o pintor José Ferraz de Almeida Junior, assassinado em Piracicaba em 13 de novembro de 1899.

1867 – Começa a Retirada da Laguna, dirigida pelo Coronel Carlos de Morais Camissão. Da coluna de retirantes, faz parte o corpo Policial Permanente de São Paulo, atual Fôrça Pública, que, enquadrado no Exército nacional, participou de todas as vicissitudes da guerra contra o Paraguai.

1877 – A freguesia de Nossa Senhora de itapecerica, atual Itapecerica da Serra, é elevada à categoria de Vila e de Município. (Cronol. Paulista -J.Ribeiro)

1877 – A Vila de Nossa Senhora das Dores de Caçapava passa a denominar-se Vila jambeiro (Cronol. Paulista -J.Ribeiro)

1889 – É assassinado, em Santos, o negociante Matias da Costa, fundador da Vila Matias (Cronol. Paulista – J.Ribeiro)

1915 – Falece, no Rio de Janeiro, o poeta paulista Manuel Batista Cepelos, de humilde família, filho de professor primário, nascido em Cotia. alistou-se na Fôrça Pública do Estado, onde fêz carreira, atingindo o posto de Capitão, honrando o o oficialato por sua bravura e competência. diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo onde se distinguiu como aluno brilhante. poeta suavíssimo, publicou vários livros de poesias, cantando sua terra, à qual amava com devoção e ternura. Morreu, moço ainda, em um acidente.

1917 – É instalado o distrito de paz de Sales de Oliveira, criado pela lei 1031 de 14-12-1906, povoado que se formou e se desenvolveu com a chegada dos trilhos da Companhia Mojiana, em 1901. A denominação de Sales de Oliveira foi dada pela Mojiana à sua estação no local, em homenagem ao engenheiro Francisco Sales de Oliveira.

1927 – É fundada, em São Paulo, a Liga das Senhoras Católicas (O Estado de São Paulo)

1938 – Circula, em Moji das Cruzes, o primeiro número do semanário “O Comercial”, dirigido por Sebastião Reis e tendo como redator Mateus Marcondes do Amaral (Isaac Grinberg- Hist. de M. das Cruzes)

1947 – Funda-se em Moji das Cruzes, a Associação dos Expedicionários Mojianos, que congrega várias centenas de ex-combatentes que, desse Município, partiram para a 2ª Grande Guerra. (issac Grinberg- hist. de M. das Cruzes)

1947 – Falece, em Campinas, o estadista Heitor Penteado, que governou o Estado como vice-presidente, em substituição ao presidente Júlio Prestes, que se candidatara à presidência da República.