Efemérides – 6 de maio

1716 –  Alvará Régio, criando as dignidades da Sé paulopolitana da arcedíago, arcipreste, chantre, teroureiro-mor, cônego e cura-colado.(Cronol.Paulista-J.Ribeiro)

1801 -Prisão do Vereador da Câmara Municipal de João Gomes Guimarães, ordenada pelo g0vernador Antonio Manuel de Melo Castro e Mendonça, por nela contrariar as opiniões  do dito Governador e fomentar uma representação contra a providência dada acêrca do contrato do sal. Sem processo, foi a vítima retida na Cadeia até 15 de dezembro do mesmo ano, em que o Governador o mandou soltar, dizendo, em portaria, que o julgava suficientemente castigado. (Secretaria do Govêrno de São Paulo, registro de ordens para a Capitania -Arquivo da Cãmara de São Paulo, registro de portarias ) – Azevedo Marques -Cronologia).

1886 – Falece o Dr. Francisco Quirino dos Santos, natural de Campinas, formado pela Faculdade de Direito de São Paulo. Poeta, jornalista, redigiu “O Líurio”, jornal literário, tendo como companheiros Rangel pestana. Em 1860, fundou a “Gazeta de Campinas”. (Cronol.Paulista -J.Ribeiro)

1887  – Por Decreto Imperial, é concedido privilégio à Cia.Mojiana por 10 anos, para a navegação a vapor no Rio Grande, e à Cia Paulista de Vias Férreas e Fluviais, por igual tempo, para a navegação a vapor nos rios Mogi-Guaçu, Pardo e Grande. (Cronol.Paulista – J.Ribeiro)

1888 – Falece o paulista antonio de Queirós Teles, natural de Jundiaí, conde de Parnaíba, que foi vice-presidente e presidente da Província. Foi grande incentivador da imigração.(Cronol.Paulista -J.Ribeiro)

1888 –  Toma posse, como Coadjuntor da Paróquia de Moji das Cruzes, o Padre João Lourenço de Siqueira, natural desta cidade. (Isaac Grinberg – Hist. de Mogi das Cruzes)

1894 – A vanguarda da divisão legalista, comandada pelo coronel Firmino Pires Ferreira, entra em Curitiba e empossa na chefia do Governo do Estado do Paraná o Dr. Vicente Machado.(A Força Pública de São Paulo – E.Andrade e Hely Cãmara)

1913 – A Companhia Bragantina instala, em Moji das Cruzes, seu primeiro telefone para ligações com São Paulo e Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, inicia a colocação da rede urbana de aparelhos telefônicos nas residências e casas comerciais. (Isaac Grinberg – Hist. deM. das Cruzes)

1928 – Com a presença do Dr. Júlio Prestes, Presidente do Estado e demais altas autoridades, inaugura-se, em Moji das Cruzes, o Asilo de Santo Ângelo, destinado aos portadores do Mal de Hansen, sendo entregues suas instalações à Administração da Santa Casa de São paulo. (Isaac Grinberg – HIst. de M. das Cruzes)

1934 – O general de divisão Benedito Olímpio da Silveira toma posse do cargo de comandante da 2ª Região Militar, com sede na Capital de São Paulo. (Relatório da 2ª R.M. – Cel.Arrisson)

1945 – Falece em   Ribeirão Preto, Dom Alberto José Gonçalves, bispo daquela Diocese, nascido na cidade de Palmeira, Estado do Paraná, a 20 de junho de 1850.

1946 – Falece Frei Maria de Sant’Ana, bispo de Botucatu, desde 1938. Pertencia à Ordem dos Frades menores Capuchinhos.

1948 – Funda-se o Centro de cultura de Moji das Cruzes .(Isaac  Grinberg – Hist.de M. das Cruzes)

1967 – Instala-se, em Aparecida, a VIII Assembléia Geral dos Bispos do Brasil. Compareceram 1904 bispos e 3 cardeais.

1967 – Inaugura-se no Ibirapuera, Capital a 62ª exposição do Kenel Clube Paulista.

1967 – Abre-se em Barretos, a XVI exposição de animais.