Efemérides – 5 de maio

1563  – Nóbrega e Anchieta chegam à aldeia de Iperoig para negociar a paz entre os Tamoios e os colonos portugueses. (Efem. Bras. -Barão do Rio Branco)

1682 – Carta régia autorizando o alcaide-mor Jacinto moreira Cabral e outros a levantarem uma fábrica de ferro em Araçoiaba (hoje Ipanema) Cron. Paul – J.Ribeiro;  Hist. da Civ. Paulista- A.Leite; Efem.Brasileiras -Barão do Rio Branco)

1707 – Por essa época, vai ter a Iguape e é recolhida pelo povo a imagem de Bom Jesus, que se destinava ao Rio de Janeiro. Fôra lançada ao mar pelos marinheiros, temendo um ataque dos herejes (Hist. da Civ.Paulista-A.Leite)

1707 – Exéquias soleníssimas em homenagem ao Rei D.Pedro II, de Portugal, são celebradas na Capitania(Hist. da Civ.Paulista -A.leite)

1786 – Francisco José Raimundo Chichorro da Gama Lobo, nomeado governador de São Paulo, assume a administração, conservando-a até 4 de junho de 1788, quando tomou posse do governo o Capitão-General Bernardo José de Lorena. (Cronol.Paul.-J.Ribeiro ; Efem.Bras. -Barão do Rio Branco)

1809 – Em virtude da Carta Régia, enviam-se tropas paulistas para o Sul, sob o pretexto de defesa contra desembarque de franceses, em picardia aos coroados fugidos de Lisboa. procede-se, para isso, a recrutamento, forçado e violento. (Hist. da Civ.,Paulista – A.Leite; Cronol.-A.Marques)

1824 – Falece Dom Mateus de Abreu Pereira, 4ºBispo Diocesano. assume a Diocese o vigário capitular eleito, Arcediago Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade. Dom Mateus, cujos restos mortais repousam na cripta da Catedral de São Paulo, fêz parte do 1º triunvirato que governou  São Paulo, de 10 de setembro de 1822 até 9 de janeiro de 1823, ao lado de José Correia Pacheco e Silva e do Marechal de Campo Xavier de almeida e Sousa. (Hist. da Civ.Paulista-A.leite, Cronol. Paul. – J.Ribeiro) (3º Jornal)

1851 – Bula Pontifícia, confirmando a eleição de Dom Antonio Joaquim de Melo,m 6º Bispo da Diocese. (Cronol.Paul.-J.Ribeiro)

1852 – É regulamentada a Casa da Correção da Capital. (Cronol. Paulista – J.ribeiro)

1886 – A capela curada das Pedras, atual Itápolis, fundada pelo mineiro procedente de Jacutinga, Pedro Alves de Oliveira, ou Pedro Afonso de Oliveira, é elevada a categoria de distrito, pela lei 87.

1889 – É publicado, na cidade de Franca, o jornal “O jasmim”. (Cronol.Paulista -J.Ribeiro)

1889 – Falece, em Santos, Dona Francisca Amália de Assis Faria, iniciadora do abolicionismo naquela cidade. (Cronol.Paulista de J.Ribeiro)

1889 – É convocada pelo govêrno, extraordinariamente, a Assembléia provincial à vista da anormalidade nas cidades de Campinas e Santos, face á epidemia irrompida em ambas as localidades.(Cronol.Paulista-J.Ribeiro)

1890 – São José da Bela vista, antigo povoado de São José das Pitangueiras, é instituído em distrito de paz pela lei Estadual nº 496.

1893 – É inaugurada em Jaboticabal, a estação ferroviária da Companhia Paulista.

1897 – É criado o distrito de Paz de São José da Bela Vista.

1928 – É oficialmente inaugurada a estrada de rodagem São Paulo-Rio de Janeiro.

1945 – Pela lei 14.680, Socorro é instituída em estância sanitária.

1950 – É lançada a pedra fundamental da sede da Associação Civica Feminina de São Paulo