Efemérides – 5 de abril

1560 – É transferido, por ordem de Mem de Sá, o foral da Vila de Santo André para a povoação de São Paulo de Piratininga. (Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1659 – Em vereança, decidiu-se reconstituir o Caminho do Mar “assim do mar como das entradas desta villa”. (correio paulistano)

1745 – É começada a construção da catedral de São paulo, sob a direção do Padre Mateus lourenço de Carvalho, com as esmolas dos fiéis. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1803 – Nasce, na Capital, José Manuel da Fonseca que, diplomado pela Universidade de Coimbra, viria a governar a província em 1839, como vice-presidente. Foi senador do Império. Faleceu a 10 de março de 1871. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1856 – A povoação, hoje cidade de Mococa, fundada por elementos das famílias de Diogo Garcia da Cruz e José Cristóvam de Lima, originários de Minas Gerais, é elevada á categoria de freguesia com a denominação de São Sebastião da Boa Vista.(Cron.Paulista-J.Ribeiro e “Paulistas e Mineiros” -M.Leite)

1859 – É fundada, no município de Campinas, a Colônia Tapera, pelo Senador Francisco Antonio de sousa queirós. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1864 – A freguesia de Caconde, fundada por mineiros, atraídos pelas areias auríferas do corrêgo Bom Sucesso, é elevada a vila (Cron.Paulista- J.ribeiro e “Paulistas e Mineiros”-Mário Leite)

1866 – Nasce, em Santos, o poeta Vicente de Carvalho, membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia paulista de Letras e do Instituto Histórico e geográfico de São Paulo.

1870 – O povoado de Jacupiranga, município de iguape é elevado à categoria de freguesia (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1887 – Em Piracicaba, aparece o primeiro número do “O Espanador”. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1889 – Com o título “A Febre Amarela”, é distribuído e afixado em pontos da Capital o seguinte boletim:

” A Inspetoria de Higiene reclama auxílios para impedir a propagação da febre amarela e o Govêrno nega-os. O Governo diverte-se em Caxambu”.

1920 – É instalada a nova vila de Cedral, pertencente à comarca de São José do Rio Preto.

1935 – Decreto criando o distrito de paz de João Ramalho, no município de quatá. (Estado de São paulo)

1946 – Falece o Coronel Artur Diederichsen, natural de Santos, que prestou relevantes serviços ao País.

1966 – A memória do poeta Vicente de Carvalho, no transcurso do centenário do seu nascimento, é reverenciada em São Paulo dedicando-lhe os jornais páginas com a descrição de sua vida e obra.