Efemérides – 6 de abril

 

1692 – É requerido aos edis da vila de São paulo “que mandassem notificar ao contratador dos vinhos para que mandasse consertar o caminho do mar por estar muito danificado.

1718 – São descobertas as primeiras minas de ouro em Mato Grosso, junto ao Coxipó-Mirim, pelos paulistas Pascoal Moreia, Antonio Pires de Campo, João Antunes Maciel e outros. (Estado de São Paulo)

1838 – Falece, em Niterói, na rua do Ingá, José Bonifácio de Andrada e Silva, aos 73 anos de idade. os despojos do grande brasileiro são trasladados para Santos e sepultados na capela-mor da igreja do Concento do Carmo, passando depois para o monumento contíguo à mesma igreja, aos  7-9-1923, hoje Panteão dos Andradas. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1866 – É mandado adotar, nas escolas públicas, o catecismo publicado pelo venerando paulista D. Antônio Joaquim de Melo bispo diocesano. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1872 – Pela lei provincial número 36, de 6 de abril  de 1872, é dada a concessão da estrada de ferro, que partindo de ponto conveniente da Estrada de Ferro Santos  a Jundiaí, passasse por Bragança e fôsse terminar nas raias de Minhas Gerais (R.F.Bragantina). (Hist. da Viação em São Paulo – A.Pinto)

1872 – São criadas, pela lei 46, as comarcas de Casa Branca, de Itapeva de Faxina, atual Itapeva, de São José dos Campos e de Ubatuba.

1876 – Aparece, na Capital, o primeiro número do jornal  “A Consciência”, tendo como redatores Afonso Celso Junior,  Alberto Fialho, Carlos França, Ezequiel Freire, Fernandes da Cunha Filho e Magalhães Castro.(Estado de São Paulo)

1880 – Lei provincial institui as Loterias do Ipiranga, como auxílio à construção do Palácio do Ipiranga (hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1885 – Um grupo de italianos, em São Carlos do Pinhal, ataca a cadeia pública, com a intenção de soltar os presos ali recolhidos, sendo, porém, enérgicamente contidos. (Cron.paulista – J.Ribeiro)

1887 – É criado o Fundo Escolar, que seria constituído de donativos, legados, produtos de multas, imposto de capitação e doações orçamentárias. (Cron.paulista – J.Ribeiro)

1887 – é criada, pela lei 92, a comarca de Cajuru, que seria instalada a 8 de abril de 1890.

1949 – reifaina, antigo Arraial do Cervo, instala-se como município, criado pela lei 233, de 24-12-1948.