Efemérides – 4 de abril

1620 – Em vereança, “acordarão fazer-se postura sobre os vinhos a vender porquanto na falta de dinheiro acordarão que o que o trouxesse o vendese a troquo de fazenda da terra a saber, couros, carnes sera, farinhas de triguo, pano de algodão e que o que não quizer dar pelas couzas acima ditas o não vendão com pena de seis mil reis”.(C. Paulistano)

1752 – Carta régia declarando que aquêles que se casassem com índias não seriam considerados infames, mas, antes, tornar-se-iam dignos da real atenção para honras e empregos. (Cron.Paulista-J.Ribeiro e Hist. da Civ.Paulista – A.Leite) (nesta vem o ano de 1755)

1801 – O bacharel Martim Francisco Ribeiro de Andrada Machado e Silva, diretor geral das minas da Capitania, tendo sido promovido ao pôsto de coronel de milícias, declarando que não poderia manter-se com quinhentos mil réis, que são os honorários de diretor geral, requer a S.Alteza que os seus vencimentos sejam aumentados do que vencem os coronéis em Portugal, quarenta mil réis mensais. S.Alteza atende, em parte, concedendo-lhe 20 mil réis mensais . (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1883 – Assume o cargo de diretor da Faculdade de direito o conselheiros Dr. André Augusto de Pádua Fleury. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1882 – Francisco de Carvalho Soares Brandão, quadragésimo quinto presidente da Província, passa o govêrno a Antonio Aguiar de Barros que o exerce pela segunda e última vez.(hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1887 – Falece o Dr. Clemente  Falcão de Sousa Filho, nascido na Capital em 1834. Foi lente da Faculdade de Direito, Presidente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e fundador da Companhia que empreendeu a construção da linha férrea de São Paulo a Cachoeira.

 1887– Nasce em Taubaté, Duarte Leopoldo e Silva, que viria a ser bispo e arcebispo  de São Paulo, investido desta dignidade a 7 de junho de 1908 (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1889 – A capela de Santa Cruz, na Capital , é elevada à categoria de freguesia, coma denominação de Santana. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1889 = Pereiras é elevada à categoria de municípiol, pela lei 93.

1889 – Aparece, em Guaratingueta, o primeiro número de  “O Imparcial”, de propriedade de A.M. de Sousa .(Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1889 – É elevada á categoria de freguesia, pela lei 95, Bom Jesus do Rio das Pedras, atual Rio das Pedras.

1891 – É restabelecido o distrito de aparecida, pelo decreto 147.

1892 – É instalado o distrito de Óleo, criado pelo devreto nº 205 de 6-6-1891.

1900 – Nace, na Fazenda Fortaleza, em Jaú, JOão Ribeiro de Barros, que viria a ser o primeiro aviador brasileiro a cruzar o Atlântico (Estado de São Paulo)

1929 – É instalado o município de Marília. A denominação dee Marília foi sugerida por Bento de Abreu Sampaio Vidal.

1966 – Em Marília é fundado o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Marília.

1968 – Martin Luther King Jr, é assassinado por James Earl Ray, em Menphis Tennes

2006 – É recebido como Membro Titular do IHGSP,  o engenheiro José Eduardo de Oliveira Bruno