Efemérides – 3 de abril

1609 – Em vereança, o marido de uma índia “se queixa do agravo de portugueses de lhe tomarem sua mulher e filhos”.(Estado)

1641 – Na vila de São Paulo, é aclamado D. João IV rei de Portugal e do Brasil (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1708 – em vereança, foi resolvido “que se fizessem hum quartel e que constase de que toda pesoa que fizesse nesta villa asoada ou aruidos com arma de fogo qualquer pesoa de qualquer calibre que seja se procederia contra ela e fose presa trinta dias a arma por perdida e da cadea pagase vinte mil res para a terra”.(C.Paulistano)

1709 – Carta Régia, aos paulistas determinando que não obedeçam ao ouvidor-geral, desembargador João Soares de Carvalho, nem a Bento do Amaral e Silva, deixado por ele no lugar. Alerta, também, sôbre a existência de moeda falsa na Capitania, conforme representação de Pedro Taques nesse sentido. ( Hist. da Civ.Paulista – A.Leite / Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1719 – O Conde de Assumar comunica ao rei a descoberta das minas de ouro de Cuiabá, por Pascoal Moreira Cabral. (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)

1849 – As vilas de Pindamonhangaba, Jacareí, Moji-Mirim, Bananal e Iguape, são elevadas à categoria de cidade, pela lei provincial nº 17.(Enciclopédia  dos Municípios Brasileiros – IBGE)

1863 – Lei provincial resolve sobre a navegação do rio Paraíba, entre Jacareí e Cachoeira, e sobre o prolongamento da estrada de ferro, da Escada a Jacareí. (Hist. da Viação Paulista – A.Pinto)

1866 -Lei Provincial autoriza o alistamento de 300 homens para formação do Corpo Provisório, destinado a substituir no policiamento da Província, o Corpo Policial permanente, enquanto permaneça este em operações de guerra em mato Grosso. (A Força Pública de São Paulo – E.Andrade e H.Câmara)

1873 – É elevada à categoria de vila, pela lei 39, a freguesia de Iporanga, antigo povoado de Guapira.

1876 – A freguesia de Santa Bárbara do Rio Pardo é elevada à categoria de vila, pela lei 82.

1881 – O governo provincial aprova o projeto do Museu Paulista, apresentado pelo arquiteto italiano Tomás Gaudêncio Bozzi (Guia da Seção Histórica do Museu Paulista – A.Taunay)

1920 – É instalado o distrito de paz de Mirassol, criado pela lei nº 1.667 de 17-11-1919.

1940 -Falece, na Capital, Ricardo Severo da Fonseca Costa, engenheiro português que muito contribuiu, na companhia de Ramos de Azevedo, para a remodelação da cidade de São Paulo. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de são Paulo e de outras instituições culturais paulistas. nasceu em Lisboa a 6 de novembro de 1869. (Folha de São Paulo)

1949 – São instalados os municípios de Cerquilho e de Reginópolis, criados pela lei 233, de 24-12-1948.,

1963 – É instalada a comarca de São Cetano do sul.

1964 – Falece na Capital, o poeta, escritor e jornalista Afonso Schmidt. Foi membro da Academia Paulista de Letras e membro do Instituto histórico e Geográfico de São Paulo. Conquistou o Prêmio Juca Pato, como “intelectual do ano”.

1966 – O presidente da República Marechal Castelo Branco, dá início às obras de construção na Usina Hidroelétrica da Ilha solteira, no rio Paraná, empreendimento que constitui a 2ª etapa do Sistema Urubupungá, a maior hidroelétrica do mundo ocidental, compreendendo a Usina Jupiá e a usina Solteira, com um total de 4,4 milhões de quilovates.