Efemérides – 30 de março

1583 – Em vereança, se providenciou contra os que “compravam e traziam fazenda a esta vila e a vendiam por presos desconvenientes”(Estado de São Paulo)

1709 – Falece Fernando Pais de Barros, um dos homens ricos de São Paulo, que se notabilizou pelas extraordinárias despesas que fazia quando tinha de hospedar os recomendados reais. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1742 – Falece, em Parnaíba, o bandeirante Rodrigo Bicudo Chassin. Quando se achava nas catas em minas, armou a sua custa 200 homens, com os quais desceu para o Rio em 1711, para ajudar na expulsão dos franceses.

1786 – O Capitão Carlos Bartolomeu de Arruda, da vila de itu, adquire de Manuel Martins dos Santos Rêgo, pela quantia de trinta mil novecentos e ssenta réis, tr~es léguas, em quadra, onde se assenta atualmente a cidade de Dão Carlos. (hist. da Civ. paulista – A.leite)

1799 – Aviso régio manda informar o requerimento em que o Dr. Martim Francisco Ribeiro de Andrada Machado e silva, bacharel em matemática e filosofia, pede que, em são Paulo, sejam criadas cadeiras de aritmética, geometria e princípios de álgebra, ciências ainda desconhecidas na Capitania e que S.M. fôsse servida provê-lo nas ditas cadeiras, tudo em atenção aos seus merecimentos. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1830 – Iguape é elevada a sede de comarca pela lei 16.;

1838 – Lei provincial nº 115 autoriza o Presidente da Província a conceder carta de privilégio à companhia de Aguiar viúva Filhos & Cia Platt & Reid para construção de estradas de ferro, ou equivalente, para o transporte de gêneros e viajantes, desde a vila de Santos até às de São Carlos, constituição, Itu ou Pôrto Feliz, como também, da vila de Santos para a de Moji das Cruzes, podendo juntar os rios Paraíba e Tietê (hist. da Viação Paulista – A. Pinto)

1846 – Depois de longa excursão pelo interior da Província, na qual visitou a Fábrica de Ipanema e as localidades de Sorocaba, Itu, Pôrto Feliz, Campinas, Jundiaí, regressa à Capital D. Pedro II. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1853 – Por decreto desta data, os cursos Jurídicos de São Paulo e Olinda, passam a denominar-se Faculdades.

1858 – A cidade de Itu é instituída em comarca, a quarta da Província.

1871 – É criada a comarca de Sorocaba pela lei 39

1876 – É elevada à categoria de freguesia a capela do bairro dos Pereiras, no Município de Tatuí, atual Pereiras. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1876 – Nossa Senhora das dores de Capivari, atual Jambeiro, é elevada a categoria de município pela lei 56.

1876 – é resolvida, por estudantes republicanos, a criação do Clube Republicano Acadêmico. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1891 – Aparece na cidade de Bragança, o primeiro número do jornal “A Cidade de Bragança” (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1891 – Pela Lei 143, é elevada à categoria de distrito de Paz Cruzeiro, antiga conceição de Embaú.

1891 – É criado o distrito de paz da estação de Bocaina, município do mesmo nome (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1929 – é instalado o município de Aparecida, criado pela lei 2.312 de 17-12-1928.

1942 – A Base Aérea de Santos reinicia o serviço do Correio Aéreo do Litoral, que havia sido interrompido (Relatório da 4ª Zona Aérea).