Efeméride – 31 de março

1558 – Em reunião da Câmara de Santo André, o procurador Joane Anores requer que se “repaurasen los muros da Villa”.

1560 – O governador geral Mem de Sá, depois de ter obtido vantagens em luta com os franceses e tamoios no Rio de Janeiro, chega a São Vicente para consertar os navios e, entre outras providências, determinou a mudança da vila de Santo André, para junto da Casa de São Paulo, construída pelos jesuítas, no alto. Foi levado a isso por insinuações dos padres, que lhe fizeram ver a conveniência. Determinou, também, a mudança do caminho de acesso ao Planalto, por Piaçaguera e Piraquê , por ser o primeiro infestado de índios inimigos. (Varnhagen – vol.I e Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1590 – O procurador João Maciel alerta os vereadores sobre a segurança da vila, havendo necessidade de  “por gente  para guarda e defesa dela”. (Estado de São Paulo 31-3-66)

1627 – Carta de sesmaria concedida a Amador Bueno, de uma légua de terras, no Campos de Juquerí, território pertencente à Capital Amador Bueno alega vários serviços, ao fazer o requerimento da dita sesmaria. (Cron.paulista – J.Ribeiro)

1735 – O conde de Sarzedas escreve à Câmara de Cuiabá, jubilosíssimo pela vitória alcançada sobre os paraguaios. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1846 – De volta da visita à Fábrica de Ferro de Ipanema e a localidades situadas no itinerário, chega à Capital, o Imperador D.Pedro II (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1850 – A sede da Freguesia de Caçapava é transferida para o atual local, em terreno doado pelo Coronel João Dias da Cruz Guimarães, com a denominação de Nossa Senhora da ajuda de Caçapava. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1872 – É inaugurado o primeiro trecho da linha da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, entre Jundiaí e Valinhos. (relatório da Cia Paulista – 1960)

1872 – Inaugura-se a iluminação pública a gás, na Capital, sendo colocados nas ruas e praças setecentos combustores.

1891 – Fartura é elevada à categoria de vila pela lei 145.

1896 – Lei desta data restabelece as escolas municipais, criadas pelo Dr. Lamartine Delamare.

1904 – Deixa a presidência do Estado, que vinha interinamente desempenhando, desde 10 de janeiro, o vice-presidente, Dr. Domingos Correa de Morais, paulista de Tietê.

1920 – É instalado o distrito de paz, de Conchal, antiga estação de Engenheiro Coelho, pela lei 1.725, de 30-12-1919.

1964 – Eclosão, em Minas Gerais, com a participação do governo estadual. e das fôrças do exército, da revolução que teve imediatamente a adesão do governo de São Paulo e do II Exército. vitoriosa, no dia seguinte foi estabelecido novo governo em Brasília.