Efemérides – 29 de março de 2018

1549 – Chegam a Bahia, coma armada de Tomé de Souza, os padres jesuítas Manuel da Nobrega, Leonardo de Nunes, João de Aspicueta Navarro e Antonio Pires, e os irmãos Vicente Rodrigues e Diogo Jácome. Os três primeiros e o irmão Vicente Nunes viriam a ter notável atuação na Capitania de São Vicente.

1639 – Uma junta composta de 3 espanhóis e 3 portuguêses, para dar parecer sobre as questões suscitadas pelas incursões paulistas no Paraguai, envia seu relatório a Felipe IV, com tremendo requisitório contra os paulistas. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1831 – Organiza-se na Capital, a Sociedade Defensora da Constituição e das Leis, em forte oposição a D. Pedro I e em conjugação com os liberais da Côrte e de outras províncias. Os organizadores agitam a Capital, em demonstrações públicas contra o comandante das armas. A abdicação de D. Pedro I ocorreria uma semana depois, a 7 de abril. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1876 – É concedida à Estrada de Ferro Paulista, a concessão para uso e gôzo de ramal partindo da linha de Campinas a Rio Claro, com direção a Pôrto Ferreira, passando por Araras. lei número 35 ( Hist. da Viação Paulista – A. Pinto)

1876 – A capela de Bom Jesus da Cachoeira, à margem do Paraíba, que foi patrimônio do Capitão manuel da Silva Caldas, pela lei 37, é elevada à categoria de freguesia, coma denominação de Santo Antonio da Cachoeira. É a atual Cachoeira Paulista.(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – IBGE)

1883 – Cunha é elevada a sede de comarca

1883 – Bom Jesus de Ribeirão Branco é elevada a freguesia.

1884 – É sancionada  a lei 28,(provincial) que autoriza o Gov~erno a auxiliar imigrantes europeus das ilhas dos Açôres e Canárias que queiram vir para São paulo (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1884 – Recebe o govêrno da Província, como vice-presidente, o Dr. Luís Carlos de Assunção, natural da Capital, ficando na presidência até 4-9-1884, para passá-la ao conselheiro José Luís de Almeida Couto (Hist. da Civ.Paulista – A. Leite)

1889 – A freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Juquerí, à margem direita do ribeirão do mesmo nome, é elevada à categoria de vila. O livro distrito de Paz do Estado dá a data de 27 de março de 1889 para este acontecimento (Estado e Distritos de Paz do Estado)

1894 – O presidente do Estado, Bernardino de Campos, faz seguir para itararé, para refôrço  das fôrças legais em operações contra os rebeldes federalistas, o 1º Regimento de Cavalaria, com o efetivo de 400 praças e 30 oficiais. ( A Revolta de Seis de Setembro – Pedro Dias de Campos)

1915 – É instalado o município de Pirajuí, antigo povoado de São Sebastião do Pouso Alegre, fundado por sitiantes e confina-nantes da extensa Fazenda da Faca, em 25 de novembro de 1904 , conforme ata lavrada e assinada pelos 31 presente; paulistas e mineiros de Ouro Fino,  de Pouso alegre e de Baependi, e entre eles um baiano e um fluminense. Foi doador do patrimônio Antonio Rodrigues da Silva, natural de Ouro Fino. (“Paulistas e Mineiros”- M.leite)

1931 – É oferecido, no Clube comercial,. um grande banquete ao Príncipe de Gales e seu irmão, Duque de Kent, hóspedes do Estado (hist. da Civ.Paulista – A.Leite)