Efemérides – 28 de março

1543 – Por provisão de D. Ana Pimentel, mulher e procuradora de Martim Afonso de Souza, toma posse, em São Vicente, do Governo da Capitania, Cristóvão de Aguiar de altero., (R.Branco)

1549 –  Tomé de Souza, primeiro Governador Geral do Brasil, chega em território baiano , funda a cidade de Salvador. é a primeira Capital do Brasil. Com o governador, os padres jesuítas e auxiliares. Até 1763, Salvador é a capital do Brasil, cedendo o lugar para o Rio de Janeiro. O Rio cedeu o título para Brasília em 1960.(Os 366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo -A.Vasconcelos).

1643 – Em vereança, tendo o procurador comunicado que muita quantidade de vinhos havia na terra, foi resolvido que se vendesse “por quatro patacas a canada e pelos vereadores foi assentados que não se vendesse por mais outrosim assentarão que todas as vacas femeas desta vila se tirase para a vila de santos pagase o comprador do dito gado quatro vinteis por cada cabeça”, como impôsto.(Estado de São Paulo)

1682 – Explode em São Paulo, tumulto., por motivo da entrega dos índios aos jesuítas. Numerosa turba tenta invadir a Câmara, para exigir que não fôsse cumprida a decisão régia de 1º de abril de 1680, naquele sentido. (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)

1752 – O síndico do convento de São Francisco de Nossa Senhora do Carmo compra ao alferes José Pedroso, tutor de um órfão de nome Diogo, meia légua de terras no lugar denominado Una (Iguape) por “20 mil réis para aumento do aldeiamento dos índios de Itanhaém (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1822 – É eleito grão-mestre do Grande Oriente do Brasil, o Conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva (Cron.Pàulista – J.Ribeiro)

1865 – As vilas de Amparo e de Jundiaí, pela Lei 24, são elevadas á categoria de cidade. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1865 – Delibera a Câmara da Capital dar a denominação de “25 de março” à chamada Rua de Baixo, assim fixando a lembrança do Juramento de fidelidade à Constituição, pelo Imperador e pela Imperatriz, a 25-3-1825 (Ruas e Tradições de São Paulo – G.Marques)

1865 –  A povoação do Divino Espírito Santo dos Dois Córregos, no município de Brotas, atual cidade de Dois Córregos, é elevada à categoria de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)(enciclopédia dos Municípios – IBGE)

1865 – A povoação do divino Espírito Santo do Rio do Peixe, atual Divinolância, é elevada a freguesia pela lei 25

1877 – Nasce, no Arraial dos Sousas (Campinas), Francisco de Campos Barreto, que viria a ser bispo, façecendo em Campinas, a 28 de agosto de 1941.

1888 – É expedido regulamento para cobrança do imposto de captação a favor do fundo escolar (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1889 – É publicado o “Correio de Franca”, órgão do Partido Conservador e sob a direção de Álvaro Abranches Lopes.(Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1890 – Na cidade de Taubaté, o povo, revoltado pela atitude desaforada de um frade, expulsa-o da localidade .(Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1896 – Ato municipal faculta aos proprietários a argborização das ruas e praças fronteiras às suas propriedades.(Estado de São Paulo – 27-3-66)

1902 – O fazendeiro Elói Pompeu, desgostoso com a sentença proferida pelo tribunal de Justiça contra a sua pessoa, tenta matar a tiros de revólver o Ministro Ignácio Arruda.(Hist. da Civ. paulista -A. Leiote)

1926 – É instalado o município de Glicério, antigo povoado “Castilho”. O município foi criado pela lei 2.114, de 30 de dezembro de 1925.

1926 – É solenemente instalado o município de Inácio Uchôa, atualmente Uchôa

1928 – É instalado o município de Presidente Alves, criado pela lei 2.216 de 2.12.1927.

1948– Visita a Capital o bispo e Kansas City, D. Edwin V.O’Hara (Estado de São Paulo – 27-3-66)

1988 –  Ocorre o assassinatos de indígenas da etnia Tikuna  na localidade de Boca do Capacete , Amazonas,  em face de reiterados conflitos pelo uso e posse da terra.(Wikipedia )

2006 – Marcos Pontes é o primeiro astronauta brasileiro a viajar para o espaço (Wikipédia)