Efemérides – 27 de março

1705 – Nasce, em São Paulo, o moralista Matias Aires Ramos da Silva de Eça, autor de “Reflexões sobre a Vaidade dos Homens”, livro que é publicado em Lisboa, no ano de 1752. Morreu na mesma cidade, a 10 de dezembro de 1761.

1803 – O Governador de São Paulo remete para Portugal dois caixões com 14 palmeiras de Curitiba e outros dois com toros de mangue, com o informe de que sua lenha é excelente para fogo doméstico e sua casca própria para curtume e, ainda, que a plantação deve ser feita em terreno banhado por água salgada. (Cron.paulista -J.Ribeiro)

1819 – João Natterers, naturalista austríaco, enviado pelo imperador da Áustria para uma excursão científica pelos rios Tietê e Paraná, em Porto Feliz, é tolhido pelo comandante local, que exige “ordem expressa do govêrno da Capitania para que o naturalista possa viajar em território de sua jurisdição”. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1868 – É nomeado comandante do Corpo Policial permanente o tenente -coronel Carlos Maria de Oliva (A Força Pública de São Paulo – E.Andrade e H.Câmara)

1872 – A vila de Nossa Senhora das Dores de Casa Branca, advinda de pouso de bandeirantes (o primeiro que passou na região talvez tenha sido Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera),. pela lei 22, passa a cidade.

1876 – Falece Antonio José de Almeida, professor de música que, por muitos anos, foi mestre da Capela da Catedral (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1877 – Falece o paulista José Manuel da Silva, Barão de Tietê, que se destacou na política, tendo sido deputado provincial e geral e vice-presidente da província. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1879 -Falece, em Campinas, Hércules Florence, nascido em Nice, França a 29 de fevereiro de 1804. Tomou parte na expedição de São paulo a Belém do Pará, organizada em 1825 pelo Barão de Langsdorf, tendo escrito sobre a viagem o livro “Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas”.

1886 – é autorizado o Governo, pela lei provincial desta data a despender até a quantia de 50 contos de réis com o início dos trabalhos de levantamento de cartas geográficas, topográficas, itinerárias, geológicas e agrícolas, da Província. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1887 – Aparece, na Capital o primeiro número da “Farpa”, periódico humorístico, de propriedade de uma associação (Cron.paulista -J.Ribeiro)

1889 – A fregeuesia de Nossa Senhora do Monte Serrate de Salto de itu, é elevada à categoria de vila (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1889 – A freguesia de Nossa Senhora do Desterro de Juqueri, atual Mairiporã, é elevada à categoria de vila (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1889 – Ato legislativo autoriza o Governo a converter o Jardim da Luz em Jardim Botânico e Zoológico. Não teve efeito esse ato.(Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1889 – é criada a freguesia de Bom Jesus do Ribeirão Grande, município de Botucatu (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1923 – Lei Municipal dispõe sobre a adoção de taxímetros em autos de aluguel

1942 – Assume o comando da Quarta Zona Aérea, instalada provisóriamente no Campo de Marte, desta capita, o brigadeiro do ar Gervário Duncan de Lima Rodrigues (relatório da Quarta Zona aérea)

1944 – a Associação comercial de Santos promove reunião d entidades interessadas para se tratar do aflitivo problema do congestionamento do pôrto (Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)

1926– É instalado o distrito de paz de Águas de Prata, atualmente município.

1947 – O coronel da arma de cavalaria do exército, Mário Xavier , é nomeado comandante geral da Força Pública do Estado. (Almanaque da Fôrça Pública -1960)

1949 – Presidente Epitácio, localidade paulista, na margem esquerda do rio Paraná, é elevada á categoria de município.

2017 – Tomam posse no IHGSP, a diretoria para o triênio 2018-2020, em Sessão Solene: Presidente de Honra: Nelly Martins Ferreira Candeias . Diretoria ExecutivaPresidente: Jorge Pimentel Cintra;  Vice-Presidentes:Alberto Luiz Schneider, Eduardo Conde, Malcolm Dale Kigar; Diretores:Adriane Acosta Baldin, Andrea Carla Aydar de Melo Generoso, Antonia Aparecida Quintão, João Tomas do Amaral, Jorge Henrique Monteiro Martins, Lincoln Etchebéhère Júnior, Lisindo Roberto Coppoli, Samuel Moraes Kerr e Valdirene do Carmo Ambiel;  Diretoria Fiscal:Cristiane Carbone da Silva, Fábio Augusto Generoso, Hagop Keichichian, Júlio Abe Wakahara, Luiz Freitag e Mário Albanese ; Conselho Consultivo: Arno Wehling, Armando Alexandre dos Santos, Damásio Evangelista de Jesus, Ives Gandra da Silva Martins, João Camilo Pires de Campos, José Gregori, Miguel Parente Dias.

2017 – Lançamento da Revista do IHGSP – vol. CI (101)

2017 – São recebidos, no IHGSP,  como Membro Titular : Nelson Câmara ; Membros Correspondentes: Carlos Roberto Carvalho Daróz, José Lorêdo de Souza Filho e Victorino Coutinho Chermont de Miranda.