Efemérides- 26 de março

1575 – Em reunião da Câmara, em casa do vereador Antonio Cubas, o procurador do Conselho, João Fernandes requer que lhes dêem uma casa onde pudesse recolher bens do Conselho que tinha consigo,”por cuanto elle procurador a não tinha nesta Villa”(Estado de São Paulo)

1585 – É fundado, na vila de Santos, o colégio dos padres jesuítas, sendo visitador da Companhia o Padre Cristóvam de Gouveia (Cron.Paulista -J. Ribeiro)

1636 – A povoação de São Sebastião, no litoral, fundada no fim do século anterior por Diogo Unhate e João Abreu, é elevada à categoria de vila pelo capitão-mor Pedro da Mota Leite, ficando desmembrada do município de Santos .(Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1724 – O Senado da Câmara da Capital manda vir à sua presença o cirurgião Antonio da Mota e informe, sob juramento, o número de pessoas atacadas de bexigas.(Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1726 – D. Lourenço de Almeida, governador das Minas, denuncia ao governador do Rio de Janeiro, Luiz Vahia Monteiro, que, em São Paulo e Santos, “se furtaram as marcas reais com que se marcam as barras de ouro fazendo-as falsas”. (Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1796 – Alvará régio, autorizando o bispo diocesano, D.Mateus de Abreu Pereira, a dividir a paróquia da Sé, a única existente, e a criar a de Nossa Senhora do Ó e a da Penha de França (Cron. Paulista -J.Ribeiro)

1803 – O governador Franca e Horta manda admoestar Manuel Leite de Miranda, que vivia em Cunha, escandalosamente amancebado com uma mulher de Moji das Cruzes, de nome Inácia, desleixando de seus deveres de pai e marido, ordenando que a dita mulher seja mandada para a vila, donde viera. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1829 – O padre José Antonio dos Reis, que faleceu como Bispo de Mato Grosso, então Fiscal da Câmara Municipal, pede demissão do cargo a fim de que  seja nomeada outra pessoa “com dignidade e aptidão” por não poder servir bem no emprego, visto estar sobrecarregado com os estudos do Curso Jurídico (J.R.)

1846 – Chega a Campinas, de volta da Fábrica de Ferro do Ipanema, D. Pedro II, que ali assiste às cavalhadas. nos dias 28 e 29 (Apontamentos – A.Marques)

1866 – Alagoinha, no município de São Luís é elevada à freguesia.

1866 – Pela lei provincial número 23, é criada a Guarda Municipal, a finm de substituir, no serviço de policiamento, o corpo Provisório que partira para a Campanha de Laguna. (A Força Pública de São Paulo – Euclides de Andrade e Hely Câmara)

1877 – É inaugurada a estação de Roseira da Estrada de Ferro Central do Brasil, antiga Pedro II. (Estatística Ferroviária Nacional)

1894 – A divisão do Coronel Pires Ferreira ocupa Jaguariaíva, no Paraná abandonada pelos revolucionários. (A Revolução de Seis de Setembro – P.Dias de Campos).

1928 – Ato municipal proíbe o funcionamento de alto-falante, gramofones, aparelhos rádio- telefônicos e congêneres, a não ser em câmara apropriada, construídas mediante licença, de modo a não perturbar o sossego público.(Estado de São Paulo – 26-3-66)

1949 – É instalado o município de Ipuã, criado pela lei 233, de 24 de dezembro de 1948.