Efemérides – 30 de abril

1531 – Martim Afonso de Sousa, donatário da Capitania de São Vicente, chega à baía do Rio de Janeiro, onde fica até 1º de agosto (Hist. da Cidade do Rio de Janeiro -Max Fleiuss)

1786 – Posse do 12º capitão-general de São Paulo, Bernardo José de Lorena.

1836 – o Dr. josé Cesáriod e Miranda Ribeiro, mineiro, ntural de Ouro Preto, deixa a presidência da Província, assumindo o cargo o vice-presidente , José Manoel de França.

1856 – Aparece, na Capital, o primeiro número do “O Guayaná”, jornal político e literário, redigido por acadêmicos e de propriedade de Antonio Lousada Antunes. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1857 – É elevada, pela lei 43, à categoria de freguesia a povoação fundada por João Pinto Ferreira, então denominada Pontal do Rio Pardo, com o nome de Jaboticabal. (Cron.Pàulista -J.Ribeiro)

1857 – A vila de são João Batista do Rio Claro, atual Rio Claro, é elevada à categoria de cidade, pela lei nº 44 (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1858 – As vilas de São Luis de Paraitinga e de Santo Antonio de Paraibuna, são elevadas à categoria de cidade. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1858 – A freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Falcon, depois Vila de Nossa Senhora da Conceição de Cunha, é elevada à categoria de cidade com a denominação de Cunha. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1868 – Falece D.Sebastião Pinto do Rego, 7º bispo de São Paulo (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1890 – Chega a São Paulo o Dr. Campos Sales, Ministro da Justiça do Governo provisório, sendo recebido com grandes aclamações (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1891 – Procede-se em todo o Estado, à eleição para o Congresso constituinte de São Paulo.(Cron.paulista -J.Ribeiro)

1915 – É instalado o distrito de paz de Birigui, criado pela lei nº 1.426, de 10-11-1914.

1937 – É inaugurada, nesta Capital, a Sociedade Bandeirante de Rádio Difusão, PRH-9 (Correio Paulistano)

1955 – Castilho, povoado que evoluiu com as obras da usina de Urubupungá, torna-se município, a que foi elevado por lei de 1953, assim se separando do município de Andradina.

1957 – O Ministro Vicente de Paula Lima, Secretário da Educação regulamente pleo Ato nº 19 o funcionamento dos Museus Históricos e Pedagógicos do Estado.

1968 – A represa Billings, manancial da Usina de Cubatão, está com a capacidade (usinas a céu aberto e subterrânea) de 804.000 quilovates que, com a longa estiagem, chegou a se esgota, com graves efeitos no fornecimento de energia à indústria e à população, readquire e ultrapassa, com as chuvas de verão, seu nível normal, ficando totalmente cheia. (Resenha de 1965 do Estado).