Efemérides – 1 de maio – Dia do Trabalho

1585 – A Câmara de São Paulo toma providências contra a pirataria que já ameaça Santos. Formam-se  grupos armados, enquadrando índios amigos . (Hist. da Civ. Paulista, 1954-2ª ed. – A.Leite)

1589 – A Câmara e o Povo da Vila de São Paulo representam ao Governador Geral da província, pedindo a nomeação de um vigário e a remessa de ornamentos e sinos para a Matriz que se acha em construção.(Cronol. Paulista J.J.Ribeiro, pg 507)

1732 – É nomeado Francisco martins Lutosa, casado com Dona Maria Soares de Jesus, pra exercer o cargo de Tabelião Público, Judicial e Notas, Escrivão das Execuções, dos Órfãos, da Câmara e Almotaçarias, de Vila de Moji das Cruzes. Esse Francisco martins Lustosa, luso radicado na Capitania, em 1746, à frente de cerca de 200 paulistas, luta na região do rio Sapucaí, na disputa de descobertas auríferas. Foi Martins Lustosa um dos povoadores dessa região, tendo sido investido pelo Capitão-Mor de São Paulo, no cargo de guarda-mor do sul de Minas Gerais, e o historiador Amadeu Queiros, tendo-o como um dos iniciadores do Arraial de Descoberto, atual localidade de Delfim Moreira. (Isaac Grimberg-Hist. de M. das Cruzes -pg 34)

1804 – É posta em execução, em São Paulo, a ordem régia que estabelece o imposto do sêlo sendo nomeado o dr. José Arouche de Toledo Rendon cobrador, em caráter interino, com o prêmio de oito por cento. (Cronol.Paul., de  J.J.Ribeiro-pág 507 ) Folha de São Paulo

1825 – O Desembargador Manuel da Cunha de Azevedo Coutinho Sousa Chichorro, proclama, em Taubaté, o regime absoluto. Essa tentativa, denominada “CHICHORRADA”,felizmente fracassou ( Cron.Paulista -J.Ribeiro, Hist. da Civ. Paulista – A.Leite,  Cronol. -Azevedo Marques

1828 – Nasce, em Moji Mirim, João Teodoro Xavier de Matos, que viria a ser professor da Faculdade de Direito e Presidente da Província de 1872 a 1875 (Folha de São Paulo e Diário de São Paulo)

1836 – Nasce, em Itu, o Dr. Manuel de Moraes Barros, que foi deputado `a  Assembleia Provincial, deputado à constituinte da República e , mais tarde, Senador. (Cronol. Paul. – J.Ri Ribeiro)

1837 – Nasce em Pìndamonhangaba, Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo, de grande renome como geógrafo, historiador e estadista. tendo sido agraciado com o título de Barão. Autor de trabalhos notáveis, principalmente de geografia. Sócio honorário do IHGSP. Faleceu a 14 de janeiro de 1918.(O Estado, Folha e Diário de São Paulo)

1852 – É reeleito e empossado como deputado à Assembléia Provincial de São Paulo, o Dr. Salvador José Correa Coelho, Juíz Municipal e de Órfãos de Moji das Cruzes. (Isaac Grimberg- Hist. de M. das Cruzes)

1857 – O Dr. Carlos Carneiro de Campos toma assento njo Senado, como representante da Província de São Paulo. (jornal)

1869 – Assume o governo da província, o vice-presidente Dr. José Elias Pacheco Jordão, que governaria até 19 do mesmo mês (Cronol. dos Governadores de São Paulo -Luís Silveira)

1873 – Manoel Dias Ferreira e José Agnácio dos Santos Filho, mineiros, vindos de Jacutinga, doam o patrimônio para ereção da capela sob evocação de Nossa Senhora do Patrocínio no arraial de Buritis, por eles fundado, que deu origem à localidade de Buritizal, assim chamada pela lei estadual 514, de 3 de agosto de 1897.

1882 – Em Salto de Itu, inaugura-se uma fábrica de tecidos com 49 teares. (Cron. Paulista – J.Ribeiro; Hist.Civil.Paulista -A.Leite)

1891 – O distrito de paz de Santo Antonio da Boa vista, atual “Itaí”, é elevado à categoria de municípios pela lei 163.

1894 – É nomeado, pelo Governo do Estado, o tenente-coronel do Exército José Carlos da Silva Teles, comandante geral da Fôrça Pública.(Almanaque da Força Pública)

1894 – O 2º Batalhão da força Pública de São Paulo parte de Paranaguá e ocupa curitiba, quando os remanescentes, rebeldes federalistas abandonavam, às pressas, a Capital paranaense. (“A revolta de Seis de setembro” -P.Dias de Campos)

1896 – Bernardino de Campos, que governava o Estado desde 23 dc agosto de 1892, passa o governo ao presidente eleito Manoel Ferraz de Campos Sales, que, pouco depois de empossado, se veria a braços com sanguinolentas arruaças generalizadas nas principais ruas da Capital. (Hist. da Cidade de S. Paulo- A. Taunay)

1900 – Assume o governo do Estado, recebendo-o do vice-presidente em exercício, Fernando Prestes de Albuquerque, o velho monarquista Conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves, eleito a 15 de fevereiro (Hist. da Civ.Paulista-A.Leite)

1904 – Recebe o governo do Estado o Dr. Jorge Tibiriçá. Pela segunda vez, iria governar em São Paulo. Caber-lhes-ia, em especial, a defesa do café, caído a preço vil. (Hist. da Civ. Paulista – A.leite)

1912 – Albuquerque Lins, conclui seu quatriênio na governança do Estado, passando- a ao conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves, que, pela 3ª vez, toma o leme do Estado natal. (Hist. da Civ.Paulista- A.Leite)

1916 – Altino Arantes, presidente eleito do Estado, toma posse para o período governamental 1916-1920 .(Hist. da Civ. Paulista- A.Leite)

1917 – O Dr. Deodato Wartheimer apela para que a população de Moji das Cruzes coopere com donativos para a criação de uma maternidade. (Isaac Grimberg – Hist. de M. das Cruzes)

1920 – Altino Arantes passa o governo do Estado ao novo presidente eleito a 1º de março, Dr. Washington Luís Pereira de Sousa, natural de Macaé, ex-prefeito da Capital e instituidor da divisa “Non ducor duco” no brasão da cidade.(Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1924 – É instalado o município de Promissão, criado pela lei nº 1934, de 20-11-1923

1924 – Washington Luís transmite o governo de São Paulo ao presidente eleito Dr. Carlos de Campos, filho de Bernardino de Campos e natural de Campinas. Viria a falecer a 27 de abril de 1927, assumindo a presidência o Dr. Antonio dino da Costa Bueno, presidente do Senado Estadual. O Cel. Fernando Prestes, vice-presidente, não assumiu o governo para não se incompatibilizar com a candidatura à presidência do Estado de seu filho Júlio Prestes.

1928 – É instalada a comarca de Santo Anastácio, criada pela lei 2.222 de 13-11-1927

1946 – É inaugurada, em Campos do Jordão, a Vila Operária Jaguaribe .(Estado de São Paulo)

1947 – É inaugurado, no Belenzinho, Capital, o primeiro centro do Serviço Social do Comércio.(Estado de São Paulo)

1966 – É inaugurada, em Jaú, a II Feira Industrial de Jaú – (F.I.J.A.) ( Estado de 3-5-66)