Efemérides – 29 de abril

1557 – A Câmara de São Vicente pede ao governo da Metrópole que mande levantar dois engenhos para n~eles moerem-se as canas dos vizinhos.(Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1671 – Em vereança, foi requerido “que se mandasse botar pelo porteiro coartel para que todos os moradores desta vila de São Paulo e seu termo vão fazer o caminho do mar cada um em suas instâncias como he uzo e costume”. (Correio Paulistano)

1673 – Em vereança, foi requerido que “qualquer pessoa que tiver milho e feijão o traga a esta vila para se lhe comprar e mandar à cidade da Bahia” (Correio Paulistano)

1698 – Artur de Sá e Menezes, capitão-general, com sede no Rio de Janeiro, visita São Paulo e, de volta ao Rio, escreve a D.Pedro II, mandando-lhe alviçareiras notícias sobre a pacificação dos ânimos que se encontravam revoltados e com respeito às “minas de Taubaté”, situadas a 100 léguas dessa vila “fertilíssimas” (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)

1826 – O recenseamento da capital registra a existência de 2.298 fogos e uma população de 3.165 brancos, 2.852 pardos, 568 pretos e 3.463 escravos, ou um total de 11.048 habitantes. O recenseamento segundo o “Correio Paulistano, deve ter sido muito incompleto, pois, na véspera da independência, já era de 25.000 a população da Capital.(Cron.Paulista-J.Ribeiro e Correio Paulistano)

1856 – O Dr. Francisco Diogo Pereira de Vasconcelos, mineiro, assume a presidência da Província. Ficaria no governo até 22 de janeiro de 1857, para então, passá-la ao vice presidente Antonio Roberto de Almeida.

1858 – A povoação de Lençóis, é elevada à categoria de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1871 – O Conselheiro Vicente Pires da Mota, vice-presidente da Província, passa o cargo de presidente, que vem desempenhando desde o dia 13 do mesmo mês, ao vice-presidente, José Manoel da Silva, Barão do Tietê.

1874 -tem início a estância de Campos do Jordão, com a construção de uma capelinha e de uma pensão para tísicos, à margem do córrego Imbiri, por Mateus da Costa Pinto. O povoado chamou-se Vila de São Mateus do Imbiri. É  a atual Vila Jaguaribe.

1874 – Pela lei 17 Nossa Senhora do Patrocínio do Sapucaí, atual Patrocínio Paulista, passa a ser freguesia.,

1889 – A Cãmara Municipal contrata, com Guilherme Rudge, o estabelecimento de mais duas linhas de bondes, como aditamento ao contrato da linha da penha, uma partindo da Luz, outra partindo da Rua Vinte e Cinco de Março (Cron.paulista -J.Ribeiro)

1894 – O coronel José Jardim, comandante do Distrito Militar, comunica ao Presidente Bernardino de Campos a partida, rumo ao Paraná, para operações de guerra contra os rebeldes federalistas, do 2º Batalhão da  Fôrça Pública, com o efetivo de 600 homens, sob o comando do tenente-coronel Alberto de Barros. (A Revolta de 6 de setembro -Pedro Dias de Campos)

1966 – Encerra-se na Capital o I Congresso Panamericano da Conservação do Solo, tendo sido constituída a Comissão Panamericana de  Conservação do Solo, presidida pelo representante do Brasil e integrada por representantes dos Estados Unidos, da Argentina, Peru e Jamaica. (Estado de 29-4-66)