Efemérides – 28 de abril

1646 – São convocados pela Câmara de São vicente os procuradores das demais vilas da capitania para “se tratar sobre a matéria dos reverendos padres da companhia e se saber a causa fundamento e razão com que foram aceitos na villa de Santos sem parecer das demais villas” (Correio Paulistano)

1679 – O conde da Ilha do Príncipe, Francisco Luís Carneiro de Sousa, terceiro neto  de Martim Afonso de Sousa, tendo reinvindicado toda a  Capitania de São Vicente, com as 100 léguas constantes da doação, toma dela posse por seu procurador, o Capitão-mor Luís Lopes de Cervalho, perante a Câmara de São Vicente, que volta a ser cabeça de toda a Capitania. Para isso ter conseguido foi-lhe preciso vencer, em longo processo, o marquês de Cascais, que se conservava na donataria e posse da vila desde 1624. (Hist. da Cap. de São Vicente – Pedro Taques).

1711 – Carta régia manda prender Bartolomeu Fernandes de Faria, homem rico e de projeção, por haver, no ano anterior, à frente de 200 homens armados, saqueado o depósito de sal em Santos, pagando o mesmo sal pelo preço da lei, distribuindo-o  em abundância.

1854 – Decreto desta data reorganiza os cursos jurídicos do Império, constituídos em faculdades de direito e regidos por um diretor e uma junta composta de todos os lentes, que se denominaria “Congregação”. (Cron.Paulista -J.Ribeiro, O Estado e Diário de São Paulo)

1868 – Morre o Conselheiro Clemente Falcão de Sousa, doutor pela Universidade de Paris e lente da Faculdade de Direito de São Paulo, nascido em Pernambuco a 29 de novembro de 1798.(Cron.Paulista -J.Ribeiro, O Estado e Diário de São Paulo)

1878 – Morre o Senador pela Província de São Paulo, Conselheiro Carlos Carneiro de Campos, Visconde de Caravelas. (Estado de São Paulo)

1883 – Criação da comarca de Capão Bonito, instituída pela lei provincial 91.

1894 – Atendendo-se a um pedido do almirante Gonçalves, comandante da esquadra legal é mandado para Paranaguá, onde ainda existiam bandos esparsos de revolucionários, o 2º Batalhão da Fôrça Pública de São paulo (O Espírito Militar Paulista -Pedro Dias de Campos)

1928 – É instalada a comarca de Lins, criada pela lei 2.199, de 27 de setembro de 1927.

1966 – O 6º Regimento de Infantaria aquartelado em Caçapava, comemora mais um aniversário do combate de Fornuovo, na Itália, considerado dos mais importantes feitos da Fôrça Expedicionária Brasileira, em 1945, na 2ª Grande Guerra, no qual se empenhou, obrigando a rendição da 148ª  Divisão de Infantaria Alemã (Estado de 28-4-66)