Efemérides – 27 de abril

1618 – Alvará régio concedendo permissão para a extração de pérolas e aljôfares (pérolas muito miúdas) na Capitania de São Vicente.  (Cron. Paulista -J. Ribeiro)

1724 – Rodrigo César de Menezes, governador de São Paulo, nomeia Fernando Dias Falcão governador das minas de Cuiabá.(Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1842 – É solenemente inaugurado, na Capital, o serviço de iluminação pública a azeite. (Cron.paulista -J. Ribeiro)

1847 – Nasce, em Santos, o escritor e poeta João Cardoso de Menezes e Silva, barão de Paranapiacaba (Folha de São Paulo)

1888 – Deixa o Governo da Província, o conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves, natural de Guaratinguetá passando o cargo ao Conselheiro Francisco Antonio Dutra Rodrigues, vice-presidente, que nele ficaria até 23 de junho do mesmo ano.

1893 – Cravinhos, que, no seu início, teve a proveitosa influência do ilustre Dr. Luís  Pereira Barreto, é instituído como distrito de paz, pela lei estadual nº 125.

1911 – São desapropriados seis prédios na Rua Brigadeiro Tobias, pela importância total de 153 contos, para construção do viaduto de Santa Ifigênia.

1917 – É aprovado o contrato feito pelo prefeito da Capital, Dr. Washington Luís, com o escultor Rodolfo Bernardelli para construção no cemitério da Consolação, do túmulo de Campos Sales.,

1927 – Falece, na Capital, quando no exercício do cargo de presidente do Estado, o estadista Carlos de Campos, nascido em Campinas, a 6 de agosto de 1868. Deputado estadual, senador e deputado federal, em 1924, sucedeu a Washington Luís na presidência do Estado. Em seu governo ocorreu a revolução chefiada pelo General Isidoro Dias Lopes, que foi dominada em São Paulo (Diário de São Paulo)

1927 – Como presidente do Senado, em virtude da renúncia do vice-presidente do Estado, Coronel Fernando prestes, assume o govêrno vago com o falecimento do presidente Carlos de Campos, o Dr. Antonio Dino da Costa Bueno, natural de Pindamonhangaba.

1928 – É instalada a comarca de Piratininga, criada pela lei nº 2.256, de 31-12-1927.

1929 – Instala-se o município de Tapiratiba, antiga capela de Nossa Senhora Aparecida, fundada por Tomás José Dias, em terras desbravadas por Dominicano José de Sousa e Virgilato José Dias.

1940 – Inaugura-se, na Capital, o Estádio Municipal do Pacaembu (Folha de São Paulo)