Efemérides – 26 de abril

1721 – O conde de Assumar baixa ato demarcando os limites da com arca de Rio das Velhas com a capitania da Bahia. (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)

1730 – Carta régia proíbe o estabelecimento de correios na Capitania de São Paulo. Só 63 anos depois se inaugurou esse serviço entre nós. (Cron.Paulista – J.Ribeiro e Estado de 26-4-66)

1735 – Aviso régio declara ao governador de São Paulo que fica aprovada a arrematação de todo o consumo de sal feita por Manuel de Barros Viana por 91.000 cruzados para o erário real.

1820 – Em vereança, manda-se pôr um marco de pedra a meia légua na estrada que vai para Santo Amaro. Seria um dos quatro marcos limitando o rócio nas quatro direções da cidade, pertinho do Largo da Sé. (O) Estado de 6-4-66)

1856 – decreto 1759, do Governo Geral, concedendo à companhia que fôsse organizada pelo Marquês de Monte Alegre, Costa Carvalho, Marquês de São Vicente, José Antonio Pimenta Bueno e Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa, para construção da Estrada de Ferro de Santos a Jundiaí, o privilégio pelo prazo de 90 anos para sua exploração, uso e gôzo. (Hist. da Viação em São Paulo – A.Pinto)

1880 – Nasce em Cuiabá, Mato Grosso, o professor Prudente Giraldes Tavares da Veiga Cabral, lente catedrático de direito civil da Faculdade de Direito de São Paulo. (Diário e Correio Paulistano)

1880 – Buquira, atual Monteiro Lobato, é elevada à categoria de vila, pela lei provincial, 149.

1885 – É lançada a pedra fundamental da Santa Casa de Misericórdia de Casa Branca (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1886 – Deixa o governo da Província o Conselheiro João Alfredo Correa de Oliveira, pernambucano, assumindo o cargo, na qualidade de primeiro vice-presidente, Antonio de Queirós Teles, Barão de Parnaíba, natural de Jundiaí. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1920 – É inaugurado, em Pôrto Feliz, à margem do Tietê, o Monumento às Monções. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1928 – É instalada a comarca de Pederneiras (Folha de São Paulo)

1938 – Nomeado pelo Governo Ditatorial, assume a interventoria no Estado o Dr. Ademar Pereira de Barros, substituindo o Dr. José Cardoso de Melo Neto, que fôra destituído do cargo na véspera. Durante 24 horas entre 25 e 26 foi interventor, em São paulo, o general Francisco José da Silva Junior.

1945 – O Regimento Ipiranga 96º R.I.), formado de soldados paulistas, coopera decisivamente no combate de Fornuovo, na Itália, com a vitória para as fôrças brasileiras comandadas pelo Coronel Nelson de Melo (Hist. da Civ.Paulista -A.Leite)

1965 – Falece, na Capital, o engenheiro Francisco Prestes Maia, que, pela segunda vez, estava no cargo de prefeito de São Paulo. Deve-lhe a cidade grandes melhoramentos, assim como seu plano urbanístico. Nasceu em Amparo, a 19 de março de 1896.