Efemérides – 25 de abril

1562 – Brás  Cubas escreve ao rei, comunicando haver encontrado outro perto da vila de São Paulo. Dá também, conta de sua viagem de 300 léguas ao sertão.

1735 – O Conde de Sarzedas, para “conservação e aumento das minas dos Guayanazes” reune os notáveis da cidade, sendo entre outras, tomada a decisão de só haver para elas o caminho aberto de São Paulo e a proibição do curso de outro em pó como moeda.

1764 – É fundado em Taubaté, o convento de São Francisco, por Frei jerônimo de São Brás. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1808 – Têm início, na Capital, as grandes festas pela chegada da Família Real ao Rio de Janeiro.(Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1819 – João Carlos Augusto Oyenhausen, depois Marquês de Aracati, nomeado capitão general e governador de São Paulo, assume o govêrno (Cron.Paulista -J.Ribeiro e Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1827 – Nasce, em Santos, augusto Fomm, que foi o redator do “Jornal do Comércio”. Por ser republicano, recusou a cadeira de inglês da Escola Militar. Presidiu o Clube Republicano que, depois se chamou Clube Federal. (Estado e Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1852 – Falece, no Rio de Janeiro, o poeta Manuel Antônio Álvares de Azevedo, nascido em São paulo a 12 de setembro de 1831.(Diário de São Paulo)

1857 – A povoação de Buquira, atual município de “Monteiro Lobato”, no município de Taubaté, é elevada á categoria de freguesia (lei 40)

1859 – O arraial de Santana dos Olhos d’Água, atual Ipuã, no município de Batatais, é elevado à categoria de freguesia pela lei 23.(Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1865 –  A freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Lençóis é elevada à categoria de vila. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1869 – Deixa o governo da Província o Conselheiro Cândido Borges Monteiro, barão de Itaúna, carioca, passando-o ao vice-presidente Antonio Joaquim da Rosa, barão de Itapetininga.

1870 – regressa do Paraguai o 35º Voluntário, formado dos remanescentes do 7º e 42º batalhões, sendo recebido com triunfo pela população paulista. Numa das festas, em regozijo, orou o bacharelando Francisco de Paula Rodrigues Alves. Orou também, Rui Barbosa, que terminou convidando os soldados para nova campanha, em favor dos escravos. (Hist. da Civ. Paulista- A.Leite e “O espirito Militar Paulista” de Pedro Dias de Campos).

1873 – É elevada à categoria de freguesia a Capela do senhor do Bom Jesus dos Perdões. (Cron.paulista -J.Ribeiro)

1880 – as freguesias de Nossa Senhora da conceição de Alagoinha e a de São Sebastião do Tijuco Prêto, atual Piraju, são elevadas á categoria de vila (Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1884 – É aberta, no bairro da Luz, a Rua Helvetia (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1897 – Falece, no Rio de Janeiro, Cesário de Azevedo mota Magalhães Júnior, nascido em Porto Feliz, a 5 de março de 1847. Foi Secretário do interior no governo de Bernardino de Campos.

1925 – É instalado o distrito de paz de jaborandi, criado pela lei 2019, de 26-12-1924.

1933 – Alto Pimenta, atual município “Bento de Abreu”, é elevado à categoria de distrito de paz, pelo decreto 5.888.

1937 – Pela lei 2.950, o distrito de paz de Vila de Santa Cecília tem a suya designação mudada para “Alvaro de Carvalho”

1966 – Inaugura-se, na Cidade Universitária de São paulo, o edifício do Departamento de História e Geografia da Faculdade de Filosofia.