Efemérides – 29 de junho

1602 – Em vereança, na vila de São Paulo, é resolvida a finta pelo povo para os trabalhos da igreja. (O Estado 29-6-66)

1692 – Em carta desta data, o Governador Geral do Brasil, Antonio Luis Gonçalves da Câmara Coutinho, depõe contra os paulistas ,”porque a Vila de São Paulo, há muitos anos, que é República de per si, sem observância de lei nenhuma, assim divina como humana”. O mau conceito que fazia da gente de São Paulo foi repetido em outras cartas subsequentes, enviadas a El Rei. ( hist. da Civ. paulista- A.Leite)

1842 – É baixado o Decreto número 216,m pelo governo imperial, revogando igual ato de 18 deste mes que desanexava da Província de São Paulo, incorporando-os provisoriamente á do Rio de Janeiro, os municípios das vilas de Cunha, Bananal, Areias, Queluz, Silveiras, Lorena e Guaratinguetá. (Coleção das Leis do Império do Brasil).

1869 – É posto, em circulação, em São Paulo, o pequeno jornal de vida efêmera, dedicado à mulher paulista, denominado “A Borboleta” (Imprensa periódica -a.Freitas)

1873 – D. Lino Deodato Rodrigues, 9º Bispo de São Paulo, faz sua entrada solene nesta Capital. Fora escolhido Bispo por breve de Pio IX, de 21 de maio de 1871, e confirmado no consistório pelo decreto de 29 de julho de 1872. Sua sagração se daria a 9 de março do ano seguinte. Adepto da abolição da escravatura, aos 15 de julho de 1887, instituiria uma caixa de dinheiro para a redenção dos escravos. Com a proclamação da República, e consequente separação da Igreja do Estado, D. Lino teria de contender com o poder temporal, na defesa dos interesses de sua Diocese. (Hist. da Prov. Ecles.de SP – Vasconcelos; Hist. da Civ. paulista – A.Leite)

1878 – Falece, em Viena, Áustria, o Ministro do Brasil, Francisco Adolfo de Varnhagen, Barão e Visconde de porto Seguro. Natural de São João do Ipanema, Sorocaba é o autor da (História Geral do Brasil”, “história da Independência” e ” Os Holandeses  no Brasil”. (Efemérides – Barão do Rio Branco)

1886 – Aparece, em Santos, o primeiro número do “Ensaio”, periódico literário e noticioso (Cronologia -J.Ribeiro)

1889 – Instala-se, na Capital, o clube carnavalesco “Tenentes de Plutão”, mais tarde “Tenentes do diabo” (Cronologia- J. Ribeiro)

1890– Realiza-se em Campinas, o primeiro casamento civil (Cronologia – J.Ribeiro)

1890  – Nasce em Cubatão o poeta e prosador Afonso Schmidt. colaboraria na imprensa de São Paulo (“O Estado de São Paulo” e “Folha da noite”), de Santos (“A Tribuna” e “Diário de Santos”) e do Rio de Janeiro (“A Voz do Povo”). Viria  a ser membro da Academia Paulista de Letras e “Intelectual do ano” em 1963. Falecido a 4 de abril de 1964, deixando larga bagagem. (Antologia da Poesia paulista e Antologia do Conto Paulista, publicações da comissão Estadual de Literatura)

1898 – Aparece, nesta Capital, assinalando o 3º aniversário do falecimento do  homenageado, uma “poliantéia à memória do Marechal Floriano Peixoto” (Imprensa Periódica – A.Freitas)

1909 – D. Duarte Leopoldo e Silva elevado, com criação da povíncia Eclesiástica deSão Paulo, à dignidade de Arcebispo.(Hist. da Prov. Ecles. de Sp -Vasconcelos)

1913 – É lançada a primeira pedra da Catedral de São Paulo, cuja ereção foi iniciada pelo Arcebispo Metropolitano D. Duarte Leopoldo e Silva. Seria inaugurada, solenemente, aos 25 de janeiro de 1954, como parte das comemorações do IV Centenário da Cidade.(Hist. da Prov. Ecles. de SP-Vasconcelos)

1917 – Falece, no Rio de Janeiro, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Pedro Antonio de Oliveira Ribeiro. Natural de Sergipe, radicou-se em São paulo, para cujo Tribunal de Justiça fora nomeado por ato de 8 de setembro de 1892, quando da estruturação desse Colégio Judicante, depois de proclamada a  República (Efemérides Judiciárias – Edgard costa; “juízes d o meu tempo”-Júlio César de Faria e Trib. de relações e trib. de Justiça de Sp – Frederico de Barros Brotero)

1935 – Falece, no Rio de Janeiro, D. Epaminondas Nunes d’Avila e Silva, primeiro Bispo de Taubaté.

1938 – Assume as funções de terceiro Bispo de Botucatu, D. Luís Maria de Sant’Ana, nas quais permaneceria até 7 de maio de 1946.

1946 – é fundada a povoação que se denominou Paulicéia, por Ezequiel Joaquim de Oliveira à imagem do Rio Paraná.

1955 – É sagrado Bispo D. Vicente Marchetti Zioni, eleito aos 25 de abril do mesmo ano, titular de Louzado e auxiliar do cardeal Mota. Com a criação da Diocese de Bauru, pelo Papa Paulo VI, seria designado para dirigi-la, tomando posse aos 17 de maio de 1964;.

1956 – Falece, nesta Capital, aos 93 anos de idade, Eugenio Egas de Andrade. Natural de Iguape, formara-se pela Academia de Direito de São Paulo (1884), dedicando-se à advocacia, em companhia de Alfredo Pujol e Julio de Mesquita.  Foi, ainda, jornalista, tendo exercido as funções de redator  secretário de “O Estado de São Paulo ‘(1896-1898), colaborou em outros órgãos da imprensa, inclusive em “A Notícia”, sob o pseudônimo de Bento da Cruz. Pertenceu aos quadros do IHGSP, do qual foio orador de 1916 a 1924. Era sócio fundador da Academia Paulista de Letras.

1957 – Instala-se solenemente em Batatais o 1º Museu da rede de Museus históricos e pedagógicos de São Paulo. o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luiz, que logo se converteria num valiosissimo repositorio de documentos e peças de alto valor histórico do Estado.

1964 – Toma posse na Basilica Nacional, na qualidade de primeiro Arcebispo de Aparecida, o Cardeal D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta. Sua Eminência é o primeiro a ocupar o cargo desde sua criação em 1958. Era, porém, seu Administrador Apostólico (O Estado de SP)