Efemérides – 16 de julho de 2018

1720 – O conde de Assumar, governador da Capitania de São paulo e Minas do Ouro, entra em Vila Rica à frente de 2.000 homens, reprimindo a revolta de que é chefe Felipe  dos santos, que é preso e executado.

1727 – Assume o Governo da capitania, na ausência do Capitão-Geral General Rodrigo Ce´sar de Menezes, perante o Senado da Câmara, o tenente General Manuel Borges de Figueiredo. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1740 – Em vereança,  é lida carta do governador de Santos, em que dá notícia do feliz sucesso do parto da sereníssima Princesa, pedindo que se fizessem luminárias e demais demonstrações devidas. (cron.Paulista -J.Ribeiro)

1822 – O Marechal de Campo José Arouche de Toledo rendon, nomneado comandante das armas de São Paulo, chega à Capital e é apupado, no seu trânsito pelas ruas, por uma parte do povo e da tropa que lhe faziam oposição.Tras arouche uma carta do Príncipe, na qual ordena que Oeynhausen e costa Carvalho vão ao Rio de Janeiro e a ele se apresentem. (Hist. da Cidade de SP- A.Taunay)

1824 – Ereta a Capela de Nossa Senhora do Amparo, no Município de Bragança, por provisão desta data. (distritos de Paz do Estado – D.Forjaz)

1828 – É fundada a cidade de Jaboticabal. Teve início o povoado com a construção, por João Pinto Ferreira, de uma capela, sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo, num dos extremos de sua fazenda denominada “Cachoeira” e depois “Pintos”.(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – IBGE)

1868 – Sobem ao poder os conservadores e,  em consequencia, é nomeado presidente da Província o Dr.Cândido Borges da Rocha, que tomaria posse a 30 do mês. (Hist. da Cidade de São Paulo – A.Taunay)

1871 – A Câmara Municipal de São Carlos do Pinhal permite que José de Albuquerque Vaz Granja e Carlos Freishman, conforme solicitaram, exerçam a profissão de médico, por não haver outros que, com proficiência, possam faze-lo. (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1876 – Na cidade de Campinas, é eleita a diretoria do Clube de Lavoura.

1884 – Falece em Bananal, o poeta e estadista, conselheiro Pedro luís Pereira de Souza, fluminense, nascido em Araruama, em 13 de dezembro de 1839.

1886 – Atua como presidente da Província, entre 16 a 26 de julho, o vice-presidente Dr. Elias Antonio Pacheco Chaves.

1888 – Aparece, na Capital, o primeiro número do “Rebate”, fundado e dirigido por Júlio Ribeiro. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1890 – O Governo do Estado, tendo concedido a Joaquim Dias de almeida e outros e ao Dr. Antonio Rodrigues Cajado e outros privilégios para construção de linhas de bondes, respectivamente, da estação de Brotas à vila do mesmo nome e de São Carlos do Pinhal à freguesia de ribeirão Bonito, determina lavraturas de contratos nesses sentidos. (dos jornais)

1891 – Reassume o governo do Estado, de que se afastara em 13 do mês anterior, o Dr. Américo Brasiliense de Almeida Melo, transmitindo-lhe o cargo o vice-presidente, Dr. José Alves de Cerqueira César.

1911- Falece José Alves de Cerqueira Cpesar, grande chege republicano.

1915 – Falece, na Capital, o professor José Luis de Almeida Nogueira, catedrático da Faculdade de Direito, nascido em Bananal, em 4 de fevereiro de 1851.

1922 – O Governo do Estado envia dois cintingentes de tropas da Força Pública, com a missão de dar combate e aprisionar, em Santo Anastácio e Porto Tibiriçá, os revolucionários de Mato Grosso, que tentassem invadir o território de São Paulo. (Hist. da Civ. Paulista- A.Leite)

1928 – Ato municipal autoriza a aquisição de um terreno na Praça da Sé de propriedade da Academia Brasileira de Letras, por trezentos e quarenta e quatro contos de réis.

1930 – Por decreto  de Pio XI, Nossa Senhora da Aparecida é proclamada Padroeira do Brasil.

1932 – É destruído o Quartel da Força Pública, na Av. Tiradentes, pela explosão de uma granada. morrem dois sargentos e saem feridos oficiais, praças e civis. No momento em que os paulistas periclitam, por sobre o tunem da Mantiqueira, um tiro de canhão 75 disparado pelo Major Arci Rocha Nobrega, o primeiro ejaculado em toda a Revolução, arrasa os ditatoriais, logrando tempo necessário para a recomposição constitucionalista.

1934- Promulgada a nova constituição Nacional, Getúlio Vargas pe eleito Presidente da República. A bancada vota em Borges de Medeiros. (Hist. da Civ.Paulista – A.Leite)