Efemérides – 17 de julho

1710 – O governador Antonio de Albuquerque Coelho de Carvalho, resolve, em reunião na Câmara de São Paulo, que o cobrança do quinto do outo se fizesse por bateias. (Cronol. – A.Marques)

1727 – O provedor da Fazenda Real escreve a Sebastião Fernandes, incumbido pelo Capitão General de enviar para o Rio de Janeiro caixões com ouro dos quintos, arrecadados em Cuiabá, dizendo que recebera os referidos caixões, devidamente pregados e lacrados. Remetidos para Lisboa e lá abertos, só mostrariam chumbo ao invés do ouro.

1737 – a partir de 17 de julho, parece que deste ano, “quando mandou-se passar mandado para se fazer a festa do Anjo custódio”, tiveram lugar em São paulo, por muito tempo as festividades em louvor desse anjo, que outro não é que o Anjo da Guarda. (O Estadão)

1883 – Sai a público o 1º número do “Diário de São Paulo”, órgão do Partido Liberal, tendo como redator o Dr. Augusto de Sousa Queiroz.

1886 – A população da cidade de Tatuí, não desejando a permanência, ali, do italiano Luigi Machini, que havia recebido 2.500 réis para servir de carrasco executor de 25 açoites inflingidos pelo juri local ao escravo Vicente, obriga-o a retirar-se da cidade, como indigno de fazer parte da população. (Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1887 – Aparece, na Capital, a “Violeta”, folha  literária, tendo como como colaboradores Olavo Bilac, Raimundo Correa e outros.

1890 – O  Barão de Sousa Queiroz faz o donativo de 6 contos á Santa Casa de Misericórdia (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1922 – Rende-se às Forças Legais, em Mato Grosso, com sua tropa o General Clodoaldo da Fonseca, pelo que regressa a São Paulo o Segundo Batalhão da Força Pública, que para ali fôra para ficar sob o comando do Coronel Tertuliano Potiguara, em ação contra os revoltosos. (O Espirito Militar Paulista – Pedro Dias de Campos)

1928 – Lei autoriza o prefeito da Capital a fazer levantamento aéreo fotográfico da Capital (Folha de SP)

1931 – Eclode, em São Paulo, uma greve geral de operários, pleiteando o regime de oito horas de trabalho. (Folha de SP)

1941-  Instala-se na Capital, a Sociedade de Estudos Filológicos. (hist. da Civ. Paulista -A.Leite)