Efemérides – 18 de julho

1579 – Determinação da governança da Vila para “que todos os moradores de oito peças de serviço(escravos) paar cima mandê trazer dous feixes de saper a quem tiver menos hu”, sob pena de “meo tostão”. Destinava-se o sapé à cobertura da casa do Conselho, cuja cobertura estava em mau estado. Ficavam isentos da contribuição Garcia Rodrigues, Jorge Moreira, João Anes, Simão Jorge, Manoel Fonçalves. Essas pessoas de prol na vila dariam os escravos. (“O Estado”)

1628 – D. Luíz de Cespêdes Xéria parte de São Paulo, para embarcar em porto do rio Tietê rumo a Guaira, donde continuaria a viagem para Assunção, para ali assumir o governo do Paraguai. (Hist. da Cidade de São Paulo- A.Taunay)

1676 – Os oficiais da Câmara de São Paulo informam o governo da Metrópole do estado em que se encontram os aldeiamentos de Barueri, Pinheiros, São Miguel e Guarulhhos, queixando-se dos jesuítas que só queriam para sia a administração e o fruto dos trabalhos dos índios. (Cronol. – A.Marques)

1719 – O Conde de Assumar faz publicar bando advertindo que quem saísse do território das minas com ouro em pó ou em barra, não fundido nas casas reais seria severamente punido, sendo ainda apreendido o metal (hist. da Cidade de SP – A.Taunay)

1865 – Exerce o cargo de presidente da Província, entre 18-7-1865 e 3-8-1865, o vice-presidente, Joaquim Floriano de Toledo, conselheiro do Império.

1871 – É assinado contrato entre o governo provincial e Luís Mateis Maylasky para construção da via férrea de São Paulo a São João de Ipanema, passando por  Sorocaba, de acordo com a concessão outorgada pela lei 33, de 29 de março de 1871.(Cron.Paulista – J.Ribeiro e Hist. da Viação em SP – A.Pinto)

1874 – A Estrada de Ferro Pedro II (atual Central do Brasil) entra em território Paulista, sendo aí inaugurada a sua primeira estação – Queluz , (Cron. Paulista- J.Ribeiro)

1866 – Aparece, em Santos, o primeiro número da “Idéia Nova”, pequeno jornal de propaganda republicana, sendo redatores, Alberto sousa, Viana de Araujo e Constantino Mesquita. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1928 – Falece o Prof. Antonio Amancio Pereira de Carvalho, lente e diretor da Faculdade de Direito de São Paulo (O Estado)

1932 – O Coronel Euclides de Figueiredo dá notícia de uma vitória das forças constitucionalistas no Tunel, destacando-se a atuação do Coronel Herculano de Carvalho, à frente do Segundo Batalhão da Fôrça Pública ( O Estado de São paulo)

1952 – É concedido o “imiprima-se” à Igreja na História de São Paulo, de autoria de Monsenhor Paulo Florência da Silveira Camargo.