Efemérides – 19 de julho

1625 – Ordenaram os oficiais da Câmara que se construíssem os caminhos desta vila, a ponte de Guarepe, o caminho de Santo Antonio, e todos os demais. Para isso afixaram editais, com a pena de mil réis, para que todos os moradores, que se servissem dos referidos caminhos, os construíssem. (Folha de São Paulo)

1642 – Em vereança, foi requerido “que amanhã, que era domingo do anjo, se fizesse a procissão do rei Nosso Senhor e que visto pelos ditos oficiais da câmara mandaram que se fizesse”.

1732 – Em vereança, se determinou que “quem levar gado para as minas dos Guaiases incorreria na perda do gado e na pena também de trinta dias de cadeia” (O Estado)

1822 – a noite de 19 para 20 foi de apreensões na Capital, temendo a população que a soldadesca santista em marcha para São Paulo, na repressão da chamada “bernarda de Francisco Inácio, cometesse desatinos na praça”, se fosse conquistada. (Hist. da Cidade de SP – A.Taunay)

1830 – É retirado o auxilio antes concedido aos colonos que viessem estabelecer-se em Santo Amaro.

1867 – A povoação de Pirapora do Curuçu, depois freguesia da Santíssima trindade de Pirapora, é elevada à categoria de cidade, com o nome de Tietê. (Folha de SP)

1883 – Aparece o primeiro número da “Gazeta da Bocaina” (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1885 – É publicado o jornal “A Juventude”, sendo redator M.D.Cardoso. (Cron. Paulista -J.Ribeiro)

1890–  Criação da Junta comercial do Estado de São Paulo, com jurisdição neste Estado e nos de Paraná e Goiás. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1890 – Em Santa Cruz do Rio Pardo, é instalado o Partido Católico.

1895 – É criado o município de Bebedouro (Folha de SP)

1966 – É destruído por incêndio, possivelmente doloso, o tradicional Teatro Colombo, relíquia da zona leste, inaugurado em 20 de fevereiro de 1908, por onde passaram grandes conjuntos teatrais nacionais e estrangeiros. (dos Jornais)