Efemérides – 20 de julho

1615 – Salvador Correa de Sá, por provisão de 20 de julho, investe seu filho  Martim Correa, como administrador das Minas de São Paulo (informações sobre as Minas de SP -Pedro Taques)

1674 – Carta de Fernão Dias Pais a Bernardo Vieira Ravasco, comunicando a sua partida, “no dia seguinte, 21, sábado”, com quarenta homens brancos, para o sertão das Gerais, e mais quatro tropas com toda a carga de mais importância, que o esperava no serro, condizida pelo capitão Matias Cardoso. (Dicionário dos sertanistas e bandeirantes -Carvalho Franco)

1717 – A Câmara de Vila Rica, requer ao governador D.Bras Baltasar da Silveira que não se retirasse para São Paulo, antes da chegada do seu sucessor, protestando inculpa-lo de todas as desordens que resultassem em sua ausência. Também protestou a Câmara de Ribeirão do Carmo. Não foram, porém, atendidas (Cronol.-A.Marques)

1838 – Martim Francisco, apresenta na Câmara o projeto de maioridade do imperador D. Pedro II, que seria proclamada no dia 23, pelo Senado (Cronol. -A.Marques)

1855 – No município de Rio Claro é fundada a colônia agrícola Angélica. (Cronol. A.Marques)

1861 – A vila de Itapeva de Faxina passa a cidade pela lei nº 13. Em 30 de novembro de 1934, ficaria sendo apenas Itapeva (Djalma Forjaz)

1863 – É fundada a população de Nossa Senhora de Alagoinhas em território pertencente ao Município de São Luís do Paraitinga. É hoje a cidade de Lagoinha. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1873 – Nasce em Cabangu, município de Santos Dumont, Alberto Santos Dumont, justamente chamado “Pai da Aviação” que,radicado em São Paulo, morre em Guarujá em 1932. (Folha e Correio Paulistano)

1875 – É inaugurado o tráfego da Estrada de Ferro D. pedro II até Cachoeira. Os trilhos da E.F.São Paulo – Rio de Janeiro aí chegariam em 1877. (Hist. da Viação Paulista -A.Pinto)

1876 – Uma nuvem de gafanhotos, de cerca de 60 quilômetros, parece que vinda do Prata, passa na Serra do Cubatão. (Cronol.-A.Marques)

1891 – Grande inundação cobre grande parte da cidade de Iguape, com grandes perdas materiais e algumas vítimas. (Cron. Paulista -J.Ribeiro)

1946 – Regressa da Itália o primeiro Escalão da FEB. (dos jornais)

1947 – Falece em Jaú, o aviador João Ribeiro de Barros que, em julho de 1927, foi aclamado em São Paulo, por ter realizado a travessia do Atlântico pelo ar. (Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)