Efemérides – 21 de julho

1543 – Os camaristas de São Vicente elaboram 2 posturas: uma proibindo a compra de escravos índios por maior preço que 4$; a segunda proibindo que um cristão falasse mal de outro ou de suas mercadorias diante do gentio. (Frei Gaspar, Apud. apontamentos de A.Marques)

1865 – Falece em Lisboa, Martim Afonso de Souza, primeiro donatário da Capitania de São Vicente(apontamentos A.Marques)

1640 – Os oficiais da Câmara proibem o vigário Manuel Nunes de celebrar missa a portas fechadas, após a expulsão dos jesuítas. Exigem ainda que apresente os poderes com os quais está pondo e dispondo dos bens dos padres da Companhia. (Cronol. -A.Marques)

1674 – Fernão dias Paes parte para o sertão, da então vila de São Paulo, com grande séquito de índios e brancos, entre estes seus filhos Garcia Rodrigues Paes e José Dias, este filho natural e seu genro Borba Gato, para os descobrimentos de esmeraldas, ouro e outras pedras preciosas. (Cronol. -A.Marques)

1716 – O governador D.Bras Baltasar da Silveira convoca os moradores de Vila Rica para ser ajustada a forma do pagamento do quinto do ouro. Resolveu-se que se pagasse o quinto na razão de 30 arrobas por ano. (Cron.-A.Marques)

1759 – Carta régia expulsando os Jesuítas do Brasil. (Cron. – A.Marques)

1822 – O marechal Cândido Xavier, a convite do Governo Provisório, entra só na Capital, deixando a força que trouxera de Santos, no Ponto Alto. (Cron.-a.Marques)

1859 – A Câmara Municipal da Capital contrata com Frederico Reimann a construção de um mercado na rua “Municipal”, depois “João Alfredo”, pela quantia de 70 contos de réis. (Cron. -A.Marques)

1869 – É remetido preso pelo delegado de Jaú, para Campinas, Bento José dos Santos, assassino do Dr. Bernardino José de Campos. pai do Dr. Bernardino de Campos. (Cron. Paulista-J.Ribeiro)

1893 – O distrito policial de Serra Azul, em São simão, passa distrito de paz, pela lei 161. A 14 de novembro passaria a município pela lei 2.200 (Djalma Forjaz)

1898 – O distrito de paz de Boa Esperança é elevado à categoria de município. (Folha de São Paulo)

1913 – Alberto Rangel lê, em sessão do IHGSP, um dos capítulos de sua obra “A Marquesa de Santos”, em preparo. (Hist. da Civ.Paulista-A.Leite)

1924 – Embarcam para Goiás, para dar combate à Coluna Prestes, o 2º Regimento de Cavalaria e o Serviço de Intendência, o primeiro sob o comando do major Azarias Silva e o último chefiado pelo major Azarias Silva e o último chefiado pelo mnajor Elisiário de Faria e Silva, ambos da tropa regular da Fôrça Pública. (A Fôrça Pública de São Paulo -E.Andrade e H.Câmara)

1932 – Morre na frente revolucionária de Pouso Alegre, Minas, o bravo revolucionário paulista Fernão Sales. ( O Estado de SP )

1932 – O governo do Estado emite e faz circular os bonus da Constituição (O Estado de SP)

1945 – O general Mark Clark, chefe do Estado maior das forças americanas na guerra, é festejado nas ruas de São Paulo. Igualmente visita S.Paulo Sir  Arthur Harris, Marechal do Ar. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1946 – Inaugura-se, em Santos, na Praia do Boqueirão, um monumento a Vicente de Carvalho, o grande poeta do mar. (Folha de SP)

1946 – Inaugura-se, em itu, nova Agencia Postal-Telegráfica e o Centro de Puericultura. (O Estado)

1963 – Falece no Rio de Janeiro, sendo enterrado em São paulo, Laudo Ferreira de Camargo, ministro aposentado do Supremo tribunal Federal, do qual foi presidente.