Efemérides – 22 de julho

1730 – Foi baixado edital para “que as quitandeiras não vendam fumo, toussinho, aros, sem almotaçar”. Não havia mercados, então.

1765 – D.Luís Antonio de Sousa Botelho e Mourão, novo capitão general de SP, toma posse e começa seu governo em Santos. A posse seria ratificada em São Paulo a 7 de abril de 1766.(Cronol. -A.marques)

1766 – É criado em São Paulo, por ordem régia, um regimento de infantaria (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1766 – Carta régia recomendando o plantio de algodão na capital, a exemplo do Maranhão. (Cron.paulista-J.Ribeiro)

1805 – Atestado da Câmara de São Paulo de que o tenente Manuel Rodrigues Jordão é filho legítimo do alferes do mesmo nome e pertence às principais famílias da capitania, descendendo pelo lado materno dos Pires e Camargos. (Catálogos e docs).

1810 – Provisão régia aprova a fundação do Recolhimento de Santa Clara, em Sorocaba, de iniciativa das filhas do alferes Francisco Xavier de Oliveira (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1822 – A coluna santista, que ameaçava São Paulo, volta para Santos, sua base, com desafogo para os paulistanos. (Hist. da Cidade de SP – A.Taunay)

1822 – Volta a São Paulo a Legião de Leais Paulistanos, que tinha ido ao Rio para defender o Príncipe D. Pedro contra a pressão das tropas portuguesas.(O Espírito Militar Paulista – P.Dias de Campos)

1823 – Morre, em Ubatuba, o Dr. Francisco de Melo Franco, médico e escritor. (O Estado)

1873 – Circula em São Paulo, o primeiro número do jornal “A Coruja”, de propriedade de Francisco Antonio da Cunha. (Cron.paulista-J.Ribeiro)

1888 – Aparece o primeiro número da “A Resistência”, órgão republicano.(Cron.Paulista- J.Ribeiro)

1888 – É fundada a Associação Literária e Beneficente dos Funcionários Públicos (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1897 – O distrito de paz de Cravinhos é elevado a município. Lei 511.

1922 – Regressa a São Paulo, depois de ter estado em operação de guerra contra os revolucionários, o 2º Batalhão da Força Pública, festivamente recebido na estação da Sorocabana. (O Espírito Militar Paulista -O. Dias de Campos)

1932 – Apresentam-se ao Coronel Euclides Figueiredo, na frente norte, o capitão da fragata Nelson Augusto de Melo e mais três oficiais da marinha, que haviam rompido o bloqueio inimigo.

1932 – Passa-se para São Paulo o Cel. Brasílio Taborda, que fugira do Rio de Janeiro, trazendo valentes companheiros . Foi-lhe entregue o comando da zona sul. (Hist. da Civ. Paulista- A.Leite)

1933 – Ato municipal dispõe sobre as horas de abertura e fechamento dos estabelecimentos de barbeiro e cabeleireiro da Capital (dos jornais).