Efemérides – 23 de julho

1755 – Carta régia criando, em São Paulo, uma Junta da Real Fazenda com um cofre conservado pelo governador, para guarda dos rendimentos d’El-rei (Cron.Paulista – J.ribeiro)

1858 – Falece, na Freguesia da Penha, o Dr. Gabriel Rodrigues dos Santos (Cron. Paulista- J. Ribeiro)

1872 – É colocada, em santos, sobre a sepultura de José Bonifácio de Andrada e silva, no convento do Carmo, a pedra tumular oferecida por Carlos Gomes. (Diário da Noite)

1882 – Instala-se na Capital, o Centro Abolicionista de São Paulo, tendo como presidente honorário Luís Gama. (Cron. Paulista- J.Ribeiro)

1895 – A paróquia de São Sebastião da Boa Esperança passa a distrito de paz com a denominação de Boa Esperança. Passaria a município em 21-7-1898 (Djalma Forjaz)

1896 – São João de Itatinga, em Avaré, torna-se município independente pela lei 415. (Djalma Forjaz)

1926 – Segue para Goiás, em operações de guerra contra a coluna Prestes, uma companhia de sapadores da Fôrça Pública, sob o comando do capitão Antonio Amaro sobrinho. (A Fôrça Pública de São Paulo – A.Andrade e H.Câmara)

1932 – Morre, no Guarujá, o notável inventor brasileiro Alberto dos Santos Dumont, nascido em 20 de julho de 1873.

1932 – Na experiência de certo tipo de morteiro, em Santo Amaro, a detonação de uma granada no cano da arma faz voar estilhaços que matam o coronel Júlio Marcondes Salgado e o coronel Salvador Moya e o Dr. Wladimir de Toledo Piza.

1932 – Chega à Capital, pelo ar, em fuga do Rio de Janeiro, João Neves da Fontoura, que promete o próximo apoio do Rio Grande do sul, que porém, não veio (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1953 – Realizou-se no Cemitério de São Paulo, cerimônia em homenagem ao General Júlio Marcondes Salgado, e demais heróis da Fôrça Pública do Estado, mortos durante a Revolução Consitucionalista. (dos Jornais)