Efemérides – 28 de junho

1747 – “Mandado para a festa da visitação, sendo notificados os que deviam pegar nas varas do pálio e o que devia levar o real estandarte, cujo se elegeu em o capitão Pedro Taques pires”. (O Estado 28-6-66)

1751 – Entra solenemente, na Capital, seu segundo Bispo, D. Antonio da Madre de Deus Galrão. Foi apresentado bispo aos 24 de novembro de 1749 e confirmado por breve apostólico do papa Bento XIV, datado de 17 de março do ano seguinte. Tomou posse, por seu procurador, o vigário capitular Mateus Lourenço de Carvalho aos 18 de outubro de 1750. Pairam dúvidas sobre seu nove correto, Galvão ou Galrão. Este último é preferido por grande número de historiadores idôneos. (hist. da Civ. Paulista-
A.Leite; Hist. da prov. Ecles. de SP – Vasconcelos)

1797 – Toma posse no cargo de Governador e Capitão General da Capitania de São Paulo, o militar Antonio Manuel de melo Castro e Mendonça, cognominado o “General pilatos”. Substitui a Bernardo José de Lorena (Cronologia -J.Ribeiro)

1821– Irrompe, em Santos, a revolta nativista chefiada pelo cabo Francisco José das Chagas, conhecido por Chaguinhas, que viria a ser enforcado, nesta Capital aos 20 de setembro deste ano. Como a sedição deflagrara na noite de 28 para 29, há historiadores que registram o fato como ocorrido neste ultimo dia (Hist. da Civil. Paulista-A.Leite)

1822 – Em resposta à solicitação do Governo Provisório da Província, datada de 11 de março deste ano, no sentido de ser enviado para servir perante a Junta de Justiça aqui instalada, “hum Algóz perito”. O Ministro do Reino José Bonifácio informa que, na conformidade de esclarecimento prestado pelo Regedor da Casa da Suplicação, “nenhum Algóz se acha legitimamente nomeado para as Execuções da Justiça, as quaes tem  sido exercidas por hum preso de Sumario por não haver na Cadeas quem tivesse a pericia que se exige,” (Documentos Interessantes, XXXVI)

1842 – Entra na cidade de São Paulo,  depois de pacificar Sorocaba, conflagrada pela “Revolução Liberal”, o General Barão de Caxias (Cronologia – J.Ribeiro)

1860 – circula, na Capital, o primeiro número do “Lírio”, jornal de variedades, dedicado às famílias e redigido pelos estudantes de direito Francisco Quirino dos Santos, Francisco Rangel Pestana e João Antonio Barros Junior. (Imprensa Periódica-A.Freitas)

1887 – É guindado à Presidencia da  província seu vice-presidente, Elias Antonio Pacheco e Chaves. Natural de Itu, era formado pela Academia de São Paulo. (Galeria -e.Egas)

1887 – Realiza-se nesta Capital, importante manifestação abolicionista promovida pela confraria de N. Senhora dos Remédios, em honra do Bispo diocesano, D. Lino Deodato rodrigues de Carvalho, por sua atitude favorável á emancipação dos escravos (Cronologia-J.Ribeiro)

1902 – Vem a lume o semanário humorístico “A Bola”. Afonso de Freitas registra seu aparecimento em 1901, mas, deve tratar-se de erro de impressão dada sua situação no conjunto da obra “A imprensa periódica de São Paulo”

1913 – Falece no Guarujá, Manuel Ferraz de Campos Sales, que fora o quarto presidente da república, sendo o segundo civil a ocupar o cargo. Seu nome havia sido, pouco antes, lembrado por Pinheiro machado para candidato à suprema Magistratura do país. (Hist. Civil. paulista – A.Leite)

1934 – É criado, no então Município de Santo Amaro, Comarca da Capital, o distrito de paz do Ibirapuera,

1935 – É elevado à categoria de município o distrito de Regente Feijó, antigo pouso denominado “memória”

1942 – Falece, no Rio de Janeiro, o ilustre soldado paulista Manuel Feliciano mendes de Morais (Relatório da 2ª Região Militar)

1954 -Falece, na então Capital Federal, o escritor paulista Cláudio Justino de Sousa Júnior. nascido em São Roque, aos 20 de outubro de 1876, era doutor em medicina. Dedicando-se às letras, foi teatrólogo e novelista. pertencia à Academia Brasileira de Letras, para a qual fora eleito na vaga de Vicente de Carvalho em 1924. (A Academia Brasileira de Letras – Fernão Neves)

1954 – Falece em São Paulo, o senador Luís Rodolfo de Miranda (Folha de São Paulo)