Efemérides – 27 de junho

1655 – É deposto o vigário da vila de São Paulo, Padre Albernaz. A ata da sessão da Cãmara Municipal que registra o fato consgina: “estando em camera os oficiais della chegou o povo desta villa e homens bons della, e em altas vozes requererão todos por hua voz, em como não querião por vigário desta villa ao padre Domingos Guomez albarnaz. (Atas VI/123)

1769 – a atual cidade de Atibaia é elevada à categoria de vila por ordem do Governador e Capitão-General D.Luís Antonio de sousa Botelho, o Morgado de Mateus. Denominava-se, então, São João de Atibaia (Cronologia-J.Ribeiro)

1779 – O bispo diocesano D.Frei Manuel da Ressurreição, assistido pelo Cônego Arcipreste e por mais treze outros cônegos, sagra o primeiro cemitério construído fora do recinto das Igrejas na Capital. A cerimônia teve início as oito horas e terminou as quinze. Trata-se do Cemitério dos Aflitos, destinado a recolher os restos dos soldados, dos escravos e dos indivíduos executados na fôrca, que se erguia no atual Largo da Liberdade. o cemitério ocupava o quarteirão compreendido pelas Ruas da Glória (que foi do Cemitério), dos Estudantes e Galvão Bueno (antes dos Estudantes) e pelos fundos das casas existentes na, hoje R. Américo de Campos, confinava, ainda com a Praça Almeida Junior (anteriormente Largo do Eco ou dos Ingleses). deixou de ser utilizados, depois de inaugurado o cemitério da Consolação (1858). a área que o constituía foi loteada entre 1873 e 1889. Dele resta, no fundo do Beco (que a municipalidade denomina modernamente rua) dos aflitos, o modesto templo que foi sua Capela. (leonardo Arroyo, Igrejas de São Paulo, Célio Debes, o Cemitério da Glória e Um Cemitério Público e Geral, o segundo, in “Tribuna da Justiça”)

1824 – Decreto Imperial regulariza a organização da Alfândega de Santos, criando lugares e estabelecendo a competente paula (Cronologia – J.Ribeiro)

1835 – Falece, em Paris, o general brasileiro Joaquim de Oliveira Alvares, que comandara a Legião de São Paulo nas campanhas de 1811 a 1820, chamadas da Cisplatina. Venceu o general Artigas, na batalha de Carumbi (27 de outubro de 1816)

1881 – Florêncio Carlos de Abreu e Silva, Presidente da província, sanciona as leis 87 e 89, pelas quais são elevadas, respectivamente, à vila a freguesia de São Francisco de Paula dos Pinheiros e, à cidade, a vila da Penha do Rio do Peixe,(hoje Itapira).;

1887 – Por Decreto do governo Imperial, referendado pelo paulista Antonio da Silva Prado, Ministro da Agricultura, é criado o Instituto Agronômico de Campinas.

1912 – Lei Municipal institui o prêmio de 20 contos de réis aio aviador Eduardo Chaves (O Estado – 16-6-66)

1926 – Tem início a grande prova de turismo automobilistico, abrangendo um percurso de 1.160 quilômetros, que compreende as cidades de São Paulo, Campinas, são João da Boa Vista,  Casa Branca, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, Taquaritinga, Araraquara, Jaú, Botucatu, Avaré , Itapetininga, Sorocaba e, novamente São Paulo. A disputa terminaria a 1 de julho.

1933 – é criada a comarca de Marília, pelo decreto 5.956

1937 – É instalado o município de Araçoiaba da Serra, antigo Campo Largo de Sorocaba, de acordo com a lei 3.695, de 4-11-1936, reintegrado na sua autonomia)

1939 – A Papa Pio XI designa D. José Gaspar de Afonseca e Silva, então, Bispo titular de Barca e auxiliar do Arcebispo de São Paulo, d. Duarte Leopoldo e Silva, em virtude do falecimento deste, para a chefia  da Arquidiocese Paulopolitana., Foi o segundo ocupante do sólio, à frente do qual permaneceria até 28 de agosto de 1943, quando a morte o colheu, em desastre de aviação ocorrido no Rio de Janeiro (Hist. da Prov. Ecles. de SP – Vasconcelos)