Efemérides – 26 de julho

1737 – O Mestre Manuel de Oliveira realizou obras, na cadeia, que importaram “em trezentos e setenta e hum mil e coatro centos reis, as quais foram as duas enxovias e grades das genelas”.

1769 – São convocados os moradores do bairro de Nossa Senhora da Penha a fim de  relacionarem os herdeiros dos célebres povoadores João Ramalho e seu filho Antonio de Macedo, “para obrigar a estes a medirem uma légua de sua data de terra”. Mas, como se verificou “não haver herdeiro algum”, a Câmara determinou “aos ditos moradores façam a medição de dita légua”.

1822 – A Câmara da vila de Sorocaba resolve convidar as Câmaras das comarcas para não prestarem obediência ao Governo Provisório que se ordenasse aos corpos milicianos para não prestarem serviço ao mesmo governo e que se dispusesse o provimento de munição de boca e de guerra de Itu, para o caso da reuni]ao da força armada. (Cronol. – A.Marques)

1832 – O Padre Diogo Antonio Feijó dirige ofício à Regência do Império demitindo-se de Ministro e Secretário da Justiça e de Ministro interno dos negócios do Império. (Cron. Paulista- J.Ribeiro)

1842 – Primeira grande vitória dos liberais mineiros, solidários com os paulistas, em Queluz (Minas). Os ministros em número de 1.300, menos da metade armados de fuzis, os demais com armas de caça sob o comando de Antonio Nunes Galvão e obedecendo ao plano de guerra de Teófilo Otoni, atacam e vencem os legalistas, que em número de 700, defendiam a localidade sob o comando do brigadeiro Alves de Toledo. (T.Otoni-P.Chagas)_

1886 – Toma posse o 49º Presidente da Província, Dr. Antonio de Queiroz Teles, Barão e Visconde de parnaíba, paulista. (Cron. Paulista-J. Ribeiro)

1888 – Em  Tatuí, é condenado a seis anos de prisão certo Antonio Vitor Modesto, por possuir, modestamente, todas vivas, seis esposas: duas em Tatuí,. outra em Curitiba, outra na Lapa, outra em Iguape e outra em Bragança. (Cron. Paulista -J.Ribeiro)

1894 – O decreto estadual 244 estabelece o regulamento do Museu Paulista. (Museu Paulista – A.Taunay)

1894 – A antiga povoação de Saltinho do Paranapanema, em Campos Novos do paranapanema, passa a distrito de paz, com o nome de Platina -(Lei 3.091)

1913 – É inaugurado o Ciaduto de Santa Efigênia, quando Prefeito Raimundo duprat. (dos Jornais)

1914 – Fundada, na Capital, a Associação Atlética São Paulo (dos Jornais)

1917 – Rui Barbosa e Olavo Bilac vêm a São Paulo para excitar o entusiasmo da mocidade acadêmica, sendo então fundada a Liga Nacionalista, chefiada por Frederico Vergueiro Steidel, apoiado por Júlio Mesquita (Hist. da Civ. Paulista- A.Leite)

1920- Ato municipal abre crédito de 10 contos como contribuição do Município, para  o monumento a Olavo Bilac, que se erigiu, de início, na avenida Paulista, retirado dali, mais tarde. (dos jornais)

1924 – É criada a assistência médica aos indigentes e refugiados nos postos de abrigo a cargo da Guarda Municipal, instituída pelo Prefeito Firmiano Pinto, como medida protetora da população, logo que irrompeu o movimento sedicioso na Capital. (Diário de São Paulo).

1927 – Crédito de 30 contos para o  “Centro XI de Agosto” erigir monumento comemorativo da criação do ensino jurídico no Brasil (O Estado)

1931 – Plínio Barreto desiste da interventoria no Estado, sendo nomeado, em seu lugar, o ministro Laudo Ferreira de Camargo, natural de Amparo, que liberta os presos da intentona de 28 de abril. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1932 – Rudes combates na zona de  Buri, morrendo, na luga, do outro lado, o Cel. Aparício Borges, comandante de Brigada Gaúcha. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)