Efemérides – 27 de julho

1671 – Tem esta data o documento inserto nos Anais do Museu Paulista em que Aureliano Leite encontrou citado pela primeira vez o gentílico “paulista”.  Afonso de Taunay refere-se ao mesmo gentílico como encontrado em documentos de 1673 e 1684. Ainda Aureliano Leite admite que o gentílico em apreço já tenha sido, bem antes, empregado por Antonio vieira em uma de suas inúmeras cartas.

1722 – determina a Câmara que nenhum preto se locomova fora de hora e que as pretas escravas não saiam fora dos muros da vila, pois que podiam comunicar-se com os quilombolas, negros salteadores (Diário de São Paulo)

1765 – Em vereança, se passou um edital “para se fazer público às quitandeiras para botarem folhas e flores pelas ruas desta cidade à chegada do ilustríssimo e excelentíssimo senhor general desta capitania, devendo os moradores botarem luminárias.”(Folha de São Paulo)

1767 – São José do Paraíba, que teve origem no aldeamento de índios fundado por José de Anchieta, passa à categoria de vila por provisão do Morgado de Mateus, que deu ao povoado o nome de São José,  em homenagem ao rei D. José I. Em 1871, passaria a denominar-se São José dos Campos. (Distritos de Paz do Estado – Djalma Forjaz)

1890 – No Rio Verde, instala-se o Partido Católico. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1893 – A Intendência Municipal da Capital, isenta de impostos, por seis anos, as ruas que fossem abertas pela Baronesa de Limeira, em terrenos de sua propriedade, confinantes com a Rua do Riachuelo. (Diário de São Paulo)

1898 – A freguesia de Jardinópolis é elevada à categoria de município. (O Estado)

1918 – Ato municipal cria o crédito para ocorrer às despesas com a construção do parque da Várzea do Carmo, hoje Parque D. Pedro II (dos Jornais)

1921 – Ato municipal expede regulamento para a venda, a varejo, de gasolina, estabelecendo condições em que esse inflamável pode ser conservado em depósito nas garagens e estabelecimentos comerciais.

1924 – Os revolucionários de 5 do mês, que tinham dominado a Capital, após 15 dias de combates encarniçados e sangrentos, iniciam a retirada pela Estrada de Ferro Sorocabana. O Presidente  Carlos de Campos é, logo em seguida, reposto no Palácio dos Campos Elíseos. (dos Jornais)

1928 – Inaugura-se, nesta Capital, a Rádio record. (dos Jornais)

1933 – Toma posse o 6º interventor em São Paulo, General Manuel Cerqueira Daltro filho (Luís Silveira)

1934 – É nomeado comandante da Fôrça Pública o Coronel Alkindar Pires Ferreira (Alm. da Força Pública)

1943 – Falece, no Rio de Janeiro, o jornalista  José Maria Lisboa Jr. (dos Jornais).