Efemérides – 25 de julho

1574 – Pedro Lopes de Souza, filho de Martim afonso de Souza, sucede a seu pai como donatário da capitania de São Vicente, por carta régia desta data. (Frei Gaspar, memórias. Apud.Apont. e Cron. de A.Marques)

1578 – No lugar de praxe , foram apregoadas diversas posturas municipais. (Folha de São Paulo)

1598 – Em vereança, edis e outras pessoas mandaram apressar as obras da nova igrejas para estarem, já ali, defuntos. (O Estado de São Paulo)

1633 – O Procurador do Conselho pede à Câmara que se apodere das aldeias dos jesuitas (Taunay)

1640 – Em vereança, ficou resolvido que se multassem em seis mil réis os que contrariassem as leis de S.Majestade.

1726 – O coronel-Regente, Domingos Rodrigues da Fonseca, apresenta relatório de sua gestão, na ausencia do Governador  e Capitão-General Rodrigo César de Menezes. ( O Estado)

1727 – O Capitão Bartolomeu Pais de Abreu justifica-se perante a Câmara, a respeito de´índios que estava para levar para as minas de Cuiabá.

1732 – O Capitão-General de São Paulo proibe que pessoa alguma fosse ou viesse de Goiás senão pelos registros, que havia mandado estabelecer na margem do Jaguari e de outros rios. (Cron. – A.Marques)

1739 – O Capitão-General, D. Luís de Mascarenhas instala a Vila Boa de Goiás, no antigo arraial de Sant’Ana. (Hist. da Cidade de SP – A.Taunay)

1781 – Frei José do Monte Carmelo e Siqueira celebra a 1ª missa na matriz de Nossa Senhora da Conceição de Campinas (Cron.Paulista-J.Ribeiro)

1842 – Caxias parte do norte de São Paulo para tomar o comando das Fôrças em operações em Minas Gerais. (Cron. -A.Marques)

1854 – Aparece o primeiro número do “O Publicador Paulista”, tendo como redator o estudante de direito Baltazar da Silva Carneiro.

1867 – Abertura da 1ª praça de mercado construída na Capital (Cron.- A.Marques)

1889 – É publicado “O Brasil”, no Colégio Ivaí, na Capital. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1926 – Segue para Goiás. em operações de guerra contra a Coluna Prestes, o 1º Batalhão do 1º Regimento de Infantaria da Fôrça Pública sob o comando do Major Joaquim Teixeira da Silva Braga.

1930 – Ato municipal concede livre trânsito aos automóveis, quando conduzam médicos em serviço de urgência, com preferência nos cruzamentos em que haja sinal luminoso (dos Jornais)

1932 – A 25, no setor de Piquete, o capitão Celso Fonseca, à frente de 250 homens, abandona as fôrças ditatoriais e adere à Revolução Constitucionalista (O Estado)