Efemérides – 24 de julho

1562 – João Ramalho, jurando frente aos Santos Evangelhos, recebe o cargo de Capitão-mor de São Paulo de Piratininga, escolhido que fôra “por vozes e eleição” ( João Ramalho e Santo André – A.Taunay)

1638 – Deliberou-se, em vereança, fazerem-se posturas, para o efeito de que “os que vendem nesta vila levarem da vendagem o que é licitamente justo, tendo declarado os vendedores e que se limitavam a um lucro de apenas cinco por cento do que vendiam”

1687 – Nova tentativa de expulsão dos Jesuítas da Capitania de cuja acomodação se lavrou têrmo na Câmara, por intermédio do Padre Francisco de Moraes.

1766 – Carta régia mandando reparar os edifícios do Colégio, para servir de residência aos Governadores da província. (Cron. Paulista -J.Ribeiro)

1770 – É expedida provisão para ser construída a capela sob invocação de Nossa Senhora dos Prazeres, na povoação fundada em 1-8-1767, por ordem do Morgado de Mateus, na paragem de Piracicaba, em Itu, por Antonio Correia Barbosa. Passaria a  vila como Vila Nova da Constituição em 31-10-1821 e, a cidade, em 1856, com a denominação de constituição, voltando a de Piracicaba a 13-8-1877, pela lei nº 21 (Djalma Forjaz)

1809 – Nasce, em Guarulhos, João Crispiniano Sores, falecido em 15 de agosto de 1876. Viria a ser lente da Faculdade de Direito, conselheiro do Império e presidente das províncias de Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. (apontamentos – A.Marques)

1822 – O marechal de campo José Arouche de Toledo Rendon, nomeado governador das armas de São Paulo, declara ao Governo provisório que não deveria  tomar posse do cargo, pela notória indisposição que a tropa mostrava, e, assim, se conserve o governo das armas entregue ao Governo Provisório que o passará a um oficial do contento da mesma tropa. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1846 – Nasce em São Paulo, José Xavier de Toledo, que viria a ter destacada atuação na Justiça, chegando a presidente do Tribunal.

1860 – É  publicado, na Capital. “O votante”. (hist. da Civ. Paulista – J. Ribeiro)

1867 – Inauguração do Mercado Municipal da Ladeira General Carneiro, onde ficaria até 1932. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1887  – Em Casa Branca, no Paço Municipal,né instalado o Clube da Lavoura, comércio e Indústria. (Cron. Paulista – J. Ribeiro)

1890 – Prudente de Moraes, presidente do Estado, encarrega de elaborar o projeto da constituição Paulista o Dr. Américo Brasiliense de Almeida e Melo (O Estado de São Paulo)

1896 – O distrito policial de Arraial dos Souzas, em Campinas, passa a distrito de paz (Lei 416)

1907 – Lei estabelecendo a linha divisória entre Atibaia e Piracaia (Folha de São paulo_)

1924 – As fôrças legais concentradas em Guaiaúna, tendo recebido reforços, iniciam a ofensiva contra os revolucionários da Capital ( a Fôrça Pública de São paulo – E.Andrade e H.Câmara)

1932 – É nomeado Comandante da Força Pública o Cel. Herculano de Carvalho (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1953 – Chega a esta Capital o americano Milton E’senhower que, na qualidade de Embaixador Especial do Presidente dos Estados Unidos, percorre os países da América Latina. (dor Jornais).