Efemérides – 25 de fevereiro

1711 – Carta régia, louvando o zelo do governador Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, por ter conseguido a reconciliação entre paulistas e os forasteiros que trabalhavam em comum na exploração das minas. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1714 – A Câmara de São Paulo lavra  termo de posse de 80 léguas da costa do Brasil, correspondente, com a respectiva região interior, à Capitania de Santo Amaro, doada a Pero Lopes de Sousa, e então pertencente  ao Marquês de Cascais, de quem é comprada, por 40 mil cruzados. A Coroa é representad,a nessa posse, por Pedro Taques de Almeida.

1761 – Carta régia manda que sejam confiscados e incorporados à Coroa todos os bens pertencentes aos padres da Companhia de Jesus, exceto os aplicados ao culto divino ou sujeitos a encargo pio. (Diario de São Paulo)

1815 – O príncipe regente, atendendo à representação  dos moradores do sertão de Batatais,  resolve que seja criada, na estrada de Goiás, uma freguesia, sendo edificada uma capela no local, sob invocação do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Para o local  já haviam  afluído palistas e mineiros, dando começo ao povoado, em terreno doado por Manoel Bernardes do Nascimento e Antônio José Dias, que mandaram buscar em minas a imagem do Bom Jesus, entronizada na capela edificada. A sede do povoado foi  mudada para outro local próximo, aí passando a denominar-se Senhor Bom Jesus da Cana Verde de Batatais.

1822 – O Senado da Câmara, em sessão, marca a diária de 160 réis aos capitães do mato Jerônimo Dias Figueiredo, José Pulquério e Antonio do Rosário, para guardas da cadeia da Penha. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1840 – Nasce na Capital, Antônio da Silva Prado, futuro Conselheiro, MInistro de Estado e Prefeito da Capital, fundador e presidente do Partido Democrático. Como Presidente da Companhia Paulista  de Estradas de Ferro, teve a iniciativa da sua eletrificação, sendo Inspetor Geral da Companhia o engenheiro Francisco Monlevade, com atuação de destaque  na realização desse notável melhoramento. (Cron.Paulista – J.Ribeiro e outras fontes)

1841 – A freguesia de Nossa Senhora das Dores de Casa Branca, pela lei nº 15 é elevada à categoria de vila. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1845 – D. pedro II e a Imperatriz, depois da estada em Santos, por uma semana, sobem para São Paulo pelo Caminho do  Mar, passando no memorável sítio do Ipiranga, onde são recebidos e conduzidos à Capital.

1847 – Afonso Milliet assina, com o Governo, contrato para iluminação da Capital por espaço de 5 anos, devendo a iluminação ser feita com 160 lampiões de mais luz que os atuais iluminadores com azeite.

1887 – O tribunal da Relação confirma a pena de morte, comutada, depois, em prisão perpétua a que foi condenado José Pinto de Almeida Júnior. (Hist. da Civ. Paulista – A. Leite)

1923 – Falece, no Rio de Janeiro, o jurista e historiador Professor João Mendes de Almeida, ex diretor da Faculdade de Direito de São Paulo, nascido a 30 de março de 1856.

1945 – Falece o escritor Mário de Andrade.