Efemérides – 24 de fevereiro

1876 – Santa Cruz do Rio Pardo, antiga Capela de São pedro, no município de Lençóis, é elevada à categoria de município, pela lei nº 6.

1885 – O Dr. Rego Freitas, presidente da Câmara Municipal, doa um terreno à Sociedade Italiana Vitório Emanuel II para construção de um hospital (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1885 – O Governo expede regulamento para os imigrantes europeus e asiáticos que venham a se estabelecer na Província.

1890 – Falece o Dr. José Joaquim Cardoso de Melo, nascido a 11 de abril de 1834, em Areias, tendo sido advogado, promotor público, vereador, presidente da Câmara, deputado provincial, secretário do Governo e chefe de polícia. deixou larga e ilustre descendência.

1894 – O coronel Pires Ferreira forma, na fronteira do Paraná, uma divisão legalista, com 3.000 homens, ali concentrados por iniciativa e determinação do presidente do Estado Dr. Bernardino de Campos. A divisão é formada de duas brigadas, apresentada para início da ofensiva contra os rebeldes que dominavam todo o Estado do Paraná. (A Revolta de Seis de setembro – P. de Campos)

1911 – É instalada a comarca de Pitangueiras, criada pela lei 1.232, de 22/12/1910.

1926 – Fund-se o Partido Democrático, que deita vibrante e substancioso manifesto, conseguindo arregimentar combativos políticos e elementos sociais de São paulo (Estado e Hist. da Civ. Paulista – A. leite)

1932 – A Frente Única Paulista, na Praça da Spe, realiza comício monstro, em que se pedem, em altos brados e exaltados discursos