Efemérides – 26 de fevereiro

1609 – D. Francisco de Sousa, Diogo de Quadros e seu cunhado Francisco Lopes Pinto, formam uma sociedade tendo por fim indústria e siderúrgica em Santo Amaro. (Cron.Paulista – J.Ribeiro e S.Paulo no século 16- A.Taunay)

1629 – Falece Francisco Lopes Pinto, um dos fundadores da fábrica de  ferro de Santo Amaro. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1717 – D. Pedro de Almeida, conde de Assumar, é nomeado governador da Capitania de São paulo e Minas do Ouro, ficando no cargo até 5 de setembro de 1721, quando substituído por Rodrigo César de Menezes.

1731 – Por provisão real, passada ao Dr. Gregório Dias da Silva, ouvidor real e corregedor da Comarca de São paulo, este é  mandado como sucessor de Bartolomeu Bueno da Silva, na superintendência das minas de Goiás.  (notícias das Minas de São Paulo – Pedro Taques)

1733 – Edital do Senado da Câmara determina que nenhuma pessoa, de qualquer grau de condição, ande com capote de capuz, outrossim, não ande magotes de negros, quer de Guiné, quer carijós, mulatos, mamelucos, índios, nem outros de fora da comarca com paus de ponta ou massa, nem embuçados em baeta, assim de dia como de noite, sob pena de perderem os capotes e baetas e serem presos na enxovia por 30 dias e pagarem  seis mil réis para as despesas do Senado. (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1738 –  D. João V escreve ao governador, Conde de Sarzedas, informando-o haver recebido a carta da Câmara de São Paulo, sugerindo a abertura de caminho por terra para Mato Grosso e Goiás, por ser mais breve e livre de assaltos. Atribuíam o atraso daquelas regiões à falta de medida. (Hist. da Civ. Paulistana – A.Leite)

1846 – Chegam à Capital D. Pedro II, a Imperatriz e comitiva, sendo recebidos com grandes demonstrações de regozijo. (Cron. Paulista – J.Ribeiro)

1881 – Corre a primeira loteria, das chamadas loterias do Ipiranga, permitidas pelo Governo Imperial, em benefício das obras  do Monumento do Ipiranga. Rende a soma, para a época enorme, de mil conto de réis. (Guia da Seção Hist. do Museu Paulista – A.Taunay)

1888 – Em Campinas, o tribuno republicano Silva Jardim profere brilhante conferência. Na ocasião, Francisco Glicério lê manifesto sobre a sucessão do Imperador D. Pedro II, francamente contrário a que tal sucessão girasse em torno da pessoa do príncipe consorte. O povo deveria, pelo seu voto soberano, pronunciar-se sobre o magno problema. (Cron.Paulista – J. Ribeiro)

1906 – Reúne-se em Taubaté, com os presidentes de Minas e do Rio de Janeiro, o presidente do Estado, Jorge Tibiriçá, objetivando, no chamado Convênio de Taubaté, a defesa do café. (Hist. da Civ.Paulista-A.Leite)

1929 – Lei municipal concede auxílio pecuniário ao Maestro João Gomes de Araújo plea composição da ópera “Maria Petrowna”. ( O Estado de São Paulo)

1965 – Por decreto do Presidente da República, é fixado em 66 mil cruzeiros  o salário mínimo em São Paulo. ( Resenha de 1965 do Estado)