Efemérides – 23 de março

1629 – Antonio bicudo de Mendonça, um dos capitães da tropa de Antonio Raposo Tavares, invasora das reduções de Guaíra, ocupa a aldeia de São Miguel de Ibituruna, que encontrou deserta. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1652 – Em vereança, na vila de São Paulo, trata-se do corte da carne, obrigando-se o concessionário a dar “cada arroba de carne por dous tostões”. (Correio Paulistano)

1664 – Carta Régia, elogiando a Lourenço Castanho Taques por haver sido um dos descobridores das minas de Cataguases e dos sertões de Caeté.(Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1702 – Carta Régia, dopando terras, isentas de dízimos por cinco anos, aos paulistas pacificadores de Palmares, em Anádia, sertão de Alagoas, vila por eles fundada (Hist. das Civ.Paulista -a.leite e Apontamentos de A.Marques, nestes com a data de 23-3-1703)

1720 – Bartolomeu Paes de Abreu, paulista, bandeirante e abridor de caminhos, propõe ao governo abrir uma estrada entre a vila de Laguna e a Colônia do Sacramento, mediante largas recompensas que, pelo seu vulto, sacrificaram o empreendimento (Estado de São Paulo e Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1771 – É desmembrado do têrmo de Sorocaba, Santo Antonio das Minas de Apiai, atual município de Apiai.

1773 – O capitão João Alves Ferreira, comandante da praça de Iguatemi, comunica ao Capitão -General de São paulo haver descoberto os fundamentos de uma grande povoação que presume ser a antiga cidade real de Guaíra, entre o rio Pequiri e um ribeirão (Apontamentos – A.Marques)

1816 – Jean Baptiste  Debret chega ao Brasil, gravurista e maçom, retratou paisagens do Brasil Colonia e Império ( os 366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – A.Vasconcelos)

1846 – O Imperador Pedro II, de volta da visita à Fábrica de Ferro de mIpanema, chega a itu, onde assiste, no dia 25, a uma caçada de veados, partindo a 26 para Campinas, onde assistiu às cavalhadas nos dias 28 e 29.(Apontamentos – a.Marques)

1861 – A povoação de Santo Antonio do Pinhal, atual vila do mesmo nome, no município de São bento do Sapucaí, é elevada à categoria de freguesia (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1870 – O bairro de Nossa Senhora da Consolação, na Capital, é elevado á categoria de freguesia (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1877 – O paulista Domingos Correia de Morais, nascido em Tietê, a 12 de maio de 1851, recebe o grau de Engenheiro Civil, na Universidade de Cornell (NYUSA), exercendo com proficiência sua profissão em São Paulo,e sendo elemento atuante na política nacional (JJR)

1878 – A Capela de Espírito Santo do Turvo, na comarca de Lençois é elevada á categoria de freguesia (Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1894 – A divisão comandada pelo Coronel Pires Ferreira, composta de duas brigadas, uma contando três batalhões da Força Pública e o Batalhão Silva Teles, outra das forças do Exército, no seu avanço em direção a Castro, ocupa a Fazenda nova, no interior do Paraná. (A Rev.de Seis de Setembro – P.Dias de Campos)

1906 – Chega a São Paulo a Missão Militar Francesa chefiada pelo Coronel Balagny, contratada para instrução da força Pública (Hist. da Civ. Paulista -A.Leite)

1918 – É instalada a comarca de Presidente Prudente, antiga Vila Goulart, do nome do seu fundador, Francisco de Paula Goulart.

1926 – É instalado o município de Borborema, criado pela lei 2.089, de 19-12-1925

1964 – Moradores da Rua da Consolação e vizinhanças e alguns vereadores, reuniram-se na esquina dessa rua coma Alameda Jaú em protesto contra a mudança do nome do trecho inicial da tradicional via pública para “Rua Padre Donizetti Tavares de Lima”. A placa com o novo dístico, foi arrancada por um popular.

1966 – Chega a São Paulo, recebida com toda a solenidade, vinda do Rio de Janeiro, com uma parada em Aparecida, a relíquia do Venerável José de Anchieta, um fêmur do taumaturgo, que é exposta à visitação pública no edifício do Monumento da fundação de São Paulo, no pátio do Colégio.