Efemérides – 24 de março

1635 – Em vereança, requer o Procurador do Conselho “puzesen cobro no alpendre e galpão da casa do conselho que estava para cahir” (Estado de São Paulo – 24-3-66)

1733 – O conde de Sarzedas comunica ao seu colega de Minas Gerais, Conde das Galveas, os motivos de sua opinião acerca do encaminhamento do outro goiano para Vila Rica. Deveria ser todo conduzido a São Paulo, sob pena de Sua Majestade vir a perder muito dos seus reais quintos (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)

1835 – Começa a funcionar, na Capital, o Gabinete Topográfico, recebendo os que vieram a concluir o seu curso, cartas de engenheiros topógrafos de estradas. Seu primeiro diretor foi o Marechal Daniel Pedro Muller (São Paulo: Vetera et Nova -A.d’E.Taunay)

1850 – Mudança da catedral, da Igreja do Colégio para a Sé, depois de concluídos os consertos desta última. (apontamentos -A.Marques)

1857 – As freguesias de São Miguel de Areias e a de Nossa Senhora da Piedade de Sorocaba,à margem esquerda do rio Pirapora, são elevadas à categoria de vila (Cron.paulista -J.Ribeiro)

1857 – Una, pela lei provincial nº 10, é elevada a categoria de município. É  a atual localidade de Ibiuna, assim denominada desde 1944.

1857 – Salesópolis, antiga São José do Paraitinga, é elevada à categoria de município pela lei nº 9

1859 – A povoação de Jaú, começada na margem do ribeirão Jaú, onde passava o caminho aberto, entre Piracicaba e a margem do rio Paraná, por Joaquim Francisco Lopes, mineiro de Piunhi ,irmão do inolvidável Guia Lopes, é elevada à categoria de freguesia, sob invocação de Nossa Senhora do Patrocício. (Cron.Paulista -J.Ribeiro e “Paulistas e Mineiros” de Mario Leite).

1859 – As freguesias de Nossa Senhora da Candelária de Indaiatuba e de Cabreúva, são elevadas à categoria de vila (Cron.paulista -J.Ribeiro)

1859 – Pela lei provincial nº 12, é elevada à categoria de vila a freguesia de Santo Antonio da Cachoeira, atual localidade de Piracaia

1859 – São João da Boa Vista é elevada à categoria de vila pela lei provincial nº 12. Também Serra Negra,  antiga capela de Nossa Senhora do Rosário da Serra Negra, pela mesma lei, passa de fregueis a avila.

1860 – O povoado de Paiolinho do Município de Taubaté, é elevado á categoria de freguesia (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1860 – Pela lei provincial nº 3, a capela curada de Espírito Santo do Pinhal, atual Pinhal, é elevada à Freguesia.

1869 – Morre, no Rio de Janeiro, o Dr. Antonio Gonçalves Barbosa da Cunha, natural de Atibaia, que foi deputado e um dos mais eloquentes oradores de São Paulo (Estado de São Paulo)

1871 – São elevadas á categoria de vila, as freguesias de Nossa Senhora do Socorro do Rio dos Peixes, hoje Socorro, de Nossa Senhora do Patrocínio de Araras, no município e Limeira e a de Nossa Senhora do Patrocínio de Água Choca, antigo Capivari de cima, com a denominação de Monte-Mor (Cron.paulista -J.Ribeiro)

1771– É elevada à categoria de vila a freguesia de São Sebastião da Boa Vista, atual Mococa (Estado de São Paulo)

1880 – Falece em Pindamonhangaba, o Engenheiro Jean Felix Vidal, francês que vindo para o Brasil adotara esta cidadania. Prestou serviços relevantes, inclusive o levantamento da planta geral da cidade do Rio de Janeiro (R.Branco)

1880 – Guarulhos, antigo aldeiamento de índios é elevada à categoria de município, pela lei 34.

1888 – É instalado, na Capital o Banco Popular, com a diretoria composta dos Sr. Pedro Vicente de Azevedo, Ismael Dias da Silva e Manuel de Freitas Paranhos ( Estado de São Paulo)

1889 – Em Faxina, atual Itapeva, surge o primeiro número de “O sertanejo”, redigido por Augusto Piedade. Mais tarde denominou-se “Sul de São Paulo”. (Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1898 – Lei municipal autoriza a construção do mercado da Concórdia, prédio em que veio funcionar o Teatro Colombo.(Estado de São Paulo – 24-3-61)

1924 – É instalado o município de Cãndido Mota, criado pela Lei 1956 de 28-12-1923

1925 – É instalado o município de Maracaí, criado pela lei 2.000 de 19-12-1924.