Efemérides – 23 de junho

1720 – Motim em Vila Rica, encabeçado pelo luso Felipe dos Santos, contra o conde de Assumar, que teve, para conter a sedição o auxílio de paulistas, entre eles Domingos rodrigues da Fonseca Lema, que, para o local, em defesa do partido de Sua Majestade, partira com grande número de escravos, armados à sua custa. (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)

1820 – Por ofício desta data, assinado pelo ministro Tomás Antonio Vila Nova Portugal, o Governador e Capitão General da Capitania de São Paulo, João Carlos Augusto de Oyenhausen, é inteirado de que el-Rei D. João VI aprovou o plano simplificado, por ele organizado, para o estabelecimento da vacinação contra varíola na unidade a que presidia e que deveria, ainda, ser posto em execução em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. O plano de Oyenhausen se assemelhava ao que, então, se adotara em vários estados da Europa. (Documentos Interessantes, XXXVI)

1821 – A tropa e o povo, orientados por José Bonifácio de Andrada e Silva, recém-chegado de Portugal, aclamam uma Junta Provisória de Governo, composto de 15 membros, favorável ás idéias da Independência, embora, conservando nela o governador Oyenhausen, mas, com a entrada para ela de José Bonifácio, Martim Francisco e Brigadeiro Manuel Rodrigues Jordão, que forma um grupo à parte. O ato teve lugar na Câmara Municipal no Largo de São Gonçalo, atualmente Praça João mendes. O dinheiro, então, encontrado no Tesouro, se resume a 5$000. (Hist. da Civ. Paulista – A.Leite)

1842 – O Senador Diogo Antonio Feijó é preso na cidade de Sorocaba, como um dos cabeças da “Revolução Liberal”, sendo deportado, depois, para a província do Espírito Santo, onde permaneceria por seis meses (Hist. da Civ.Paulista -A.leite)

1884 – Nasce, em Santos, o médico, jornalista, teatrólogo e poeta Jose´Martins fontes. Viria a falecer a 25 de junho de 1937. (Antologia da Poesia Paulista)

1888 – Assume a presidência da Província em seu 51º titular, o paulista D. Pedro Vicente de Azevedo, que recebe o cargo do Conselheiro Francisco Antonio Dutra Rodrigues e que governaria até 11 de abril do ano seguinte. Era bacharel pela Academia de  São Paulo. (Galeria -E.Egas)

1890 – Tem lugar em Campinas, na freguesia de Santa Cruz e, em Tiete, na fazenda de João Alves Correia, os primeiros casamentos civis realizados nesses municípios. (Cronologia – J.Ribeiro)

1893 – Nasce em São Paulo, o professor Gabriel José Rodrigues de Rezende Filho, catedrático de Direito Judiciário Civil, da Faculdade de Direito de São Paulo. Faleceu, nesta Capital,  aos 20 de novembro de 1957. (O Estado de São paulo)

1918 – O Estado é assolado pelo fenômeno denominado “geada negra”, atacando, principalmente, os cafezais e canaviais. A temperatura baixou a três graus negativos. (Hist. da Civ. paulista -A.Leite)

1931 – É  fundado, em São Paulo o Instituto de Orientação Racional do Trabalho (IDORT), que teve como seu primeiro presidente Armando de Sales Oliveira ( O Estado de São Paulo)

1944 – É criado o município de Lucélia, na Alta Paulista. Seria, depois erigido em Comarca, a maior de todo o Estado, da qual seriam, posteriormente, desmembradas as Comarcas de Adamantina,. Flórida Paulista, Oswaldo Cruz, Pacaembu, Junqueirópolis, Dracena e Tupi Paulista.