Efemérides – 24 de junho

1592 – Em sessão da Câmara da Vila de São Paulo, é recebido o juramento de João Ramalho. “dos sãotos evãogelhos pa. q bem e verdadeiramente servise ho cargo de capitão da dita vila”. (Atas 1/14)

1645 – Salvador Correia de Sá e Benevides escreve à Câmara de São Paulo, convidando os paulistas a se reconciliarem e a porem fim a seus sangrentos conflitos. Ao terminar recomenda a cunhagem do ouro na Casa da Moera de São Paulo (A.Taunay)

1677 –  O povo da Vila de São Paulo, tendo a frente o Capitão Mor Brás Rodrigues Arzão, dirige-se ao Colégio dos Jesuítas e participa-lhes que havia deliberado expulsá-los da Capitania, se fosse certo que, por intermédio deles, tinha vindo do Rio de Janeiro ordem para se executar a alforria dos gentio do Brasil. Ante a negativa do Reitor do Colégio e a declaração de que. se fosse certo que, por intermédio deles. jesuítas, se cogitasse da liberdade dos índios, sujeitar-se iam _às suas determinações, o povo retirou-se pacificamente. (Cronologia -J.Ribeiro)

1822 – Regressa do Rio de Janeiro a tropa de 2ª linha pertencente ao corpo dos “Leais Paulistanos”.(Cronologia -J.Ribeiro)

1824 – É fundada a atual cidade de Rio Claro. Entre seus fundadores, figura Manuel Pais de Arruda.

1824 – Data considerada pelos sanjoanenses como da fundação do povoado de São joão do Jaguari (Estado, 24-6-66);. É tido como fundador desse povoado que viria a se tornar na magnífica localidade de hoje., São João da Boa Vista – o mineiro Antonio Machado, vindo de Itajubá. Querem alguns, porém, que o fundador tenha sido o Padre João José Vieira Ramalho. O que parece, contudo, é que o Padre Ramalho foi um animador da iniciativa de Antonio Machado. (Paulista-Mineiros -M.Leite)

1842 – Travam luta as forças legalistas, sob o comando do major Pedro paulo de Morais Rêgo, e as rebeldes chefiadas, por Anacleto Ferreira, no termo de Areias no lugar denominado Salto. os legalistas saíram vencedores (hist. da Civ.Paulista -A.Leite)

1874 – Instala-se, na Capital, o Instituto Educativo Artífices, criado pela lei provincial de 5 de julho de 1869. Foi nomeado seu diretor o coronel Nuno Luís Belegarde.(Cronologia- J.Ribeiro)

1875 – É inaugurado o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Pìndamonhangaba.(Apontamentos A.Marques)

1881- É lançada, na Capital, a primeira pedra do Liceu Coração de Jesus e da igreja contígua. (Hist. da Civ. Paulista -A.leite)

1902 – Aparece o hebdomadário satírico-humorístico, redigido em italiano “Il Passatempo”.(Imprensa Periódica- A.de Freitas)

1908 – A revista ilustrada de ciências, artes e literatura “A paulistana” lança seu suplemento, o periódico “O popular”, que teve vida efêmera e foi substituído por outra publicação, com o mesmo nome da revista, da qual era, igualmente, suplemento. (Imprensa Periódica-a.Freitas)

1926 – É considerada como a fundação do povoado de “Balbinos”, a primeira missa rezada na capela construída pela família Balbino, sob a evocação de São João. O primeiro nome do atual município foi São João do Balbino.

1928 – Joaquim Fernandes de Melo, mais conhecido por Joaquim Salviano, dá começo ao povoado de São João do Paraíso, atual Nhandeara, erguendo um cruzeiro no local.

1932 – É inaugurado, nesta Capital, o viaduto Boa Vista. Trata-se da terceira obra no gênero construída em São Paulo, a primeira foi o Viaduto do Chá, construída no século passado, por Jules Martin; o segundo , o Viaduto de Santa Efigênia, entregue ao público em 1913, foi construído pelo engenheiro italiano Júlio Micheli. (O Estado de São Paulo, Tribuna da Justiça)

1937 – Na comarca de Marília, é criado o distrito de Paz de Paulópolis.

1939 – É fundada a localidade de Lucélia pelo engenheiro paulista Luís Ferraz de Mesquita. A designação Lucélia foi formada por começo do nome do fundador e de parte do nome de sua esposa, Cecília.

1948 – Falece, nesta Capital, o deputado estadual Valentim Gentil. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo (1920), foi Secretário de Estado dos Negócios da Agricultura e várias vezes deputado, tendo exercido a presidência da Assembléia Legislativa de São Paulo. Era natural de Itápolis, onde nascera aos 14 de fevereiro de 1900. (Folhas informações da família de V.Gentil)

1955 – Por decreto do governador do Estado é nomeado Diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo o Prof. Basileu Garcia que, no entanto, declina da distinção permitindo que o provimento do cargo se procedesse mediante prévia indicação da congregação da Escola.(Folha de São Paulo)

1963 – Falece, na Capital, o Professor Brás de Sousa Arruda, Catedrático de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel por essa Escola 91916), passou a integrar seu Corpo Docente em 1919, como Livre Docente, sendo nomeado Catedrático em 1925. Foi o mais  jovem membro da Congregação de Lentes da Academia, onde foi par de seu pai, o professor João Arruda. nasceu em Campinas, aos 3 de fevereiro de 1895.(A Congr. da Fac. de Direito de SP -W.Ferreira)