Efemérides – 22 de junho

1562 – Fundou-se, na vila de Santo, o Colégio de São Miguel, célebre casa jesuíta, por onde passariam os irmãos Gusmão. (A.Leite)

1585 – Em vereança, na vila de São Paulo, é contratada a construção da casa da câmara e cadeia com o carpinteiro Gonçalo Pires, pela importância de trinta e cinco cruzados. ( O Estado – 22-6- 66)

1677 – Alarma a Câmara e a população da vila de São Paulo, a notícia de que o governador fluminense Matias da Cunha ia forrando todo o gentio do Brasil que chegava à sua cidade. (Hist. das Bandeiras Paulistas -A.Taunay)

1810 – O príncipe Regente, depois D. João VI, autoriza o Governador e Capitão-General de São Paulo a fundar, em Sorocaba, o recolhimento de meninas cuja criação fora requerida pelas Senhoras Manuela de Santa Clara e Rita do Sacramento, filhas do Sargento-Mor Francisco Xavier de Oliveira (Cronologia -J.Ribeiro)

1826 – A expedição de Langsdorff que percorreu toda a via fluvial do Tiete ao Amazonas, enceta a viagem em  Porto Feliz. (Hist. das Bandeiras Paulistas – A.Taunay)

1850 – É revogada a lei nº 14 de 21 de março do ano anterior, que elevara à categoria de vila a freguesia de Belém, na comarca de Curitiba, a qual voltaria a pertencer à vila de Castro. (Cron. de leis Provinciais)

1876 – Surge, na Capital, o primeiro número de “O Católico”, periódico dirigido pelos estudantes de direito Benedito Filadelfo de Castro e Estevam Leão Bourroul, este, mais tarde, um dos  três fundadores do IHGSP (Imprensa periódica -A.Freitas)

1881 – Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Martim Francisco Filho, deixam a direção da “tribuna Liberal”, órgão do partido de igual nome, por divergirem de orientação política imprimida pelos mentores partidários (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1889 – É investido, pela segunda vez, na Presidência da Província, o vice-presidente Luís Carlos de Assunção. Era paulista, da Capital e bacharel pela Academia de São Paulo (Imprensa Periódica -A.Freitas)

1896 – É criado o distrito de paz de Ribeirão Pires, pela lei 401.

1937 – Falece, no Rio de Janeiro, o poeta Ciro Costa, nascido em Limeira, a 18 de março de 1879. Bacharel em Direito pela Academia de São Paulo, pertencia à turma de 1902. Foi delegado de polícia no Rio de Janeiro, dedicando-se simultaneamente, ao jornalismo. Não publicou, em livros suas produções poéticas, que foram divulgadas, principalmente através do “Diário Popular”. Depois de sua morte, em 1938, veio a lume seu livro “Estelário”. Eleito membro da Academia Paulista de Letras, faleceu antes de tomar posse. No ano da Faculdade de Direito de São Paulo estão perpetuados, e, bronze, seus versos sobre aquela Casa. (Antologia da Poesia Paulista)

1966 – Instala-se em Itapetininga, a sua I Feira Agro-Pecuária. (O Estado 23/06/66)