Efemérides – 21 de junho

1563 – O Padre Manuel da Nóbrega parte de Iperoig para São Vicente, permanecendo Anchieta entre os tamoios, como refém até 14 de setembro (Efemérides Brasileiras -Rio Branco)

1649 – O vice-rei do Prata, conde de Salvaterra, comunica a Felipe IV grande vitória dos jesuítas sobre  os paulistas, surpreendidos a prear índios. (Hist. das Bandeiras Paulistas – Taunay)

1774 – Piracicaba, que viria a se chamar Vila da Constituição para retomar o seu primitivo nome que é o atual, adquire o predicamento de freguesia.

1797 – O capitão- general Antonio Manuel de Melo Castro e Mendonça, alcunhado General Pilatos, sucede, no governo da Capitania, a Bernardo José de Lorena ( O Estado 21-6-66)

1814 – Segundo José Jacinto Ribeiro (Cronologia Paulista) tem esta data Carta Régia dirigida ao Governador da Capitania de São Paulo ordenando-lhe que chamasse à sua presença o vigário de Vila Nova do príncipe, hoje Santo Antonio da Lapa, no  Paraná, fazendo-o  abster-se de tornar a praticar os atos que , excedendo de suas atribuições, praticou contra os seis soldados milicianos, excomungando-os e submetendo-os à penitência pública da vara (escapamento em público), por terem prendido um eclesiástico. Constatamos (Coleção Nabuco e Coleção Delgado) a existência de uma Provisão do príncipe Regente D.João, datada de vinte deste mês, tratando do assunto e ordenando ao “Reverendo Bispo de Santa Sé de São Paulo” que chamasse à sua presença o vigário para as admoestações. O Bispo D. Mateus de Abreu Pereira com o Ouvidor. O. Nuno Eugenio de Lóssio e o Intendente da Marinha, Miguel José de Oliveira Pinto, conjuntamente, exerciam, em forma de lei, o Governo da Capitania, vago por transferência do Capitão-General para outra unidade administrativa. A prisão que os soldados haviam auxiliado, fora ordenada pelo juiz  Ordinário e tinha por objetivo conduzir o clérigo à presença do “Juízo de seu fôro”, para que respondesse pelos crimes de rapto e de estupro que se lhe imputavam.

1820 – Nasce, na Bahia, Luís Gonzaga Pinto da Gama, filho de uma negra mina, ou nagô, Luisa Mahin e de pai branco e aristocrata, cujo nome o filho jamais revelou. aos 10 anos foi vendido pelo pai, como escravo. vindo para São Paulo, logrou a alforria, assentou praça, foi escrivão de polícia, jornalista, poeta, exerceu a advocacia (como rábula) e dedicou-se, com destaque, ao abolicionismo. Luís Gama faleceu  nesta Capital, aos 24 de agosto de 1882 ( H.L.Bahiana -P.Calmon)

1855 – A Câmara Municipal de São Paulo pede ao governo que encarregue um dos engenheiros ingleses ao serviço da província do exame da possibilidade de ser levado à freguesia do Brás, água do rio Tamanduateí para abastecimento da mesma. (Cronologia -J.Ribeiro)

1870 – São Paulo, é assolada por grande geada, que se prolonga por alguns dias, provocando, em alguns pontos da cidade o congelamento da água, na espessura de uma polegada. (Apontamentos -A.Marques)

1886 – É inaugurada a cacata – hoje desaparecida- do largo do Palácio (atual Pátio do colégio), mandada construir pelo presidente da Província conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira. (Cronol. Paulista -J. Ribeiro)

1889 – Francisco  Antonio de Sousa Queiros Filho, Vice-Presidente da província, assume por dias, a presidência. Era paulista e bacharel em Direito (Galeria -E.Egas)

1926 – Pela Bula “Eo est in praesenti”, desta data, é criada, pelo papa Pio XI, a arquidiocese de Cafelândia, cuja sede foi transferida para Lins, em 27 de maio de 1950, pela Bula “Apostolicis sub plumbo litteris” de Pio XIII.

1948 – Falece, na Capital, o jurista e político paulista Francisco Antonio de almeida morato. Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo (1888), passou a integrar seu Corpo Docente, por concurso, a partir de 1913, como professor substituto, tendo, em 1822, assumido a cátedra de prática do processo Civil e Comercial.