Efemérides – 23 de abril – Dia do Livro, do Choro e do Escoteiro

1564 – Nasce  William Shakespeare ((366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – A.Vasconcelos)

1683 – A vila de São Paulo é elevada à categoria de sede da Capitania. (C.Paulistano, Estado e Cron.Paulista – J.Ribeiro)

1725 – Carta régia ordenando ao capitão-general rodrigo César de Menezes que providenciasse sobre o regresso de Goiás, de Bartolomeu Bueno da Silva, que, havia três anos se achava naquele sertão à procura  de ouro. Bartolomeu da silva só voltaria a São Paulo em outubro, com a notícia de que encontrara as minas que seu pai havia descoberto 40 anos antes. (Cron.Paulista -J.Ribeiro e Estado).

1725 – D.João V comunica a Rodrigo César de Menezes que resolvera tornar efetivas as comunicações terrestres entre São Paulo e Rio, “por entendê-las convenientes à segurança da real fazenda”.(Taunay)

1802 – Nasce, em Porto Feliz, o Conselheiro Manuel Dias de Toledo, professor da Faculdade de Direito. Foi vice-presidente de São Paulo, e presidente de Minas Gerais. Faleceu a 8 de março de 1874 . (Cron.Paulista -J.Ribeiro, diário e Folha).

1811 – Fundação da Academia Militar de Agulhas Negras ((366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – A.Vasconcelos)

1844 – Assume a presidência da Província o seu vice-presidente, Coronel Joaquim José de Morais Abreu.

1849 – São revogadas as leis anteriores, de 1835 e 1840, que dispunham sobre a fundação do Gabinete Topográfico.

1866 – A freguesia de Jaú é elevada à categoria de vila, pela lei nº 60.

1873 – Nossa Senhora do Patrocínio, atual Igaratá, é elevada à categoria de vila, pela lei provincial nº 80.

1893 – Aparece, na Capital, o primeiro número de “O Mensageiro Popular”, folha católica de publicação quinzenal. (Correio Paulistano e Cron.Paulista -J.Ribeiro)

1897 – Nasce  Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, autor do clássico “Carinhoso”, entre outros sucessos.(366 dias de Brasilia, do Brasil e do Mundo – A.Vasconcelos)

1929 – Morre, no Rio de Janeiro, o Conselheiro Antonio da Silva Prado, nascido na Capital, a 25 de fevereiro de 1840. Foi deputado provincial e deputado geral. No Ministério Cotegipe, foi ministro da Agricultura e do Estrangeiro, no ministério João Alfredo. Na República, desempenhou o cargo de prefeito de São Paulo. Foi um dos fundadores da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e seu presidente, durante 35 anos. Foi também fundador e presidente do Partido Democrático. (Hist. da Civ. Paulista – A.leite, Diário e Folha).

1930 – Herculândia, antiga povoação de Santana, é instituída como distrito de paz. A sua atual denominação de Herculândia adveio de uma homenagem ao Professor herculano de Freitas.